Nos dias 25, 26 e 27 de outubro a capital de Minas Gerais transforma-se, mais uma vez, na vitrine do café brasileiro para o mundo. A Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte reúne milhares de profissionais do agronegócio com foco nas áreas de mercado, consumo, conhecimento, inovação e empreendedorismo no ramo da cafeicultura. Rondônia está muito bem representada e terá três dos seus cafés apresentados em salas de degustação.

Rondônia está entre os principais produtores de café do país.
Rondônia está entre os principais produtores de café do país.

A Semana Internacional do Café (SIC) já se consolidou como uma das principais ações de promoção do café brasileiro e visa não somente divulgar a potencialidade do produto, mas apresentar a sua qualidade para os potenciais compradores nacionais e internacionais. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemig), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, a SIC contará com diversos eventos simultâneos visando integrar a cadeia produtiva de café, oferecer conteúdos relevantes através de cursos dinâmicos e interativos e gerar negócios diretos, entre outros.

CAFÉ DE RONDÔNIA
Com o incentivo da cafeicultura no estado, Rondônia tem se destacado não somente na produtividade, mas na qualidade da bebida do café canéfora (conilon / robusta), um café mais amargo, cujo grão não é tão apreciado como bebida fina como o café arábica. O estado está entre os principais produtores de café do país, aparecendo em quinto lugar no ranking de produção nacional, segundo produtor de conilon e primeiro de robusta no Brasil.

Valorizado para a composição de blends – uma mistura de grãos – o café canéfora vem se apresentando com um sabor diferenciado, caindo no gosto dos amantes do café gourmet e é esse novo mercado que vem atraindo os cafeicultores rondonienses. O concurso de café de Rondônia (Concafé), já em sua terceira edição, mostrou que além de melhorar a qualidade do grão produzido na região, o estado tem se preocupado em produzir com sustentabilidade.

Tiago Novaes Duarte e André Kalk (à esquerda e no centro) tiveram seus cafés selecionados para o Coffee of the Year 2017.
Tiago Novaes Duarte e André Kalk (à esquerda e no centro) tiveram seus cafés selecionados para o Coffee of the Year 2017.

Agora esse café será apresentado na Semana Internacional do Café, concorrendo ao Coffee of the Year 2017, o café do ano. A lista conta com 150 cafés classificados e 10 melhores conilon para a rodada. Os cafeicultores Anerlei Sergio Kalk (vencedor do 1º Concurso de Café de Rondônia), Tiago Novaes Duarte e André Kalk (respectivamente 1º e 3º colocados no Concafé 2017), estão nessa lista e terão seus produtos para degustação na rodada H da quinta-feira (26), das 12h às 13h, sala Cupping e Negócios do evento. (Conheça aqui todos os classificados)

Além dos três classificados, também estarão participando do evento Nilton Marques de Lima (2º colocado), Ronaldo da Silva Bento, campeão em sustentabilidade do Concafé 2017 e sete cafeicultores integrantes do projeto cafeicultura de Rondônia, acompanhados pelo Sebrae-RO. Integram também a caravana que estará participando da SIC em Belo Horizonte representantes da Seagri, Emater-RO, Idaron, Embrapa e Câmara Setorial do Café.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Rafael Cidade

EMATER-RO

Leia mais:
Rondônia ganha destaque entre os 10 melhores cafés conilon do Brasil

Governo de Rondônia incentiva produtores com a realização do concurso de qualidade e sustentabilidade do café

Concafé premia os melhores cafés de Rondônia

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/10/Cafeicultores-de-RO-participam-da-SIC_004-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/10/Cafeicultores-de-RO-participam-da-SIC_004-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafé de Rondônia,cafeicultura,Concafé,concursoNos dias 25, 26 e 27 de outubro a capital de Minas Gerais transforma-se, mais uma vez, na vitrine do café brasileiro para o mundo. A Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte reúne milhares de profissionais do agronegócio com foco nas áreas de mercado, consumo, conhecimento, inovação...