Com o incentivo à cafeicultura em Porto Velho e municípios circunvizinhos, a cultura do café vem ganhando espaço na região. No intuito de fortalecer a produção, o governo do estado de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho iniciaram ação conjunta para distribuição gratuita de mudas para que pequenos produtores rurais possam investir em uma plantação de café com qualidade e produtividade.

O curso de sistema de produção de café clonal, ministrado no auditório da Embrapa, em Porto Velho, reuniu técnicos da Emater-RO e Prefeitura para um nivelamento de informações e capacitação para seleção de produtor com embasamento técnico no atual sistema de produção. “Somente da Emater-RO estão sendo capacitados 15 extensionistas dos municípios de Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Porto Velho e distritos”, diz Rafael Cidade, técnico da Emater-RO responsável pela área do café.

Rafael explica que os produtores de Porto Velho não tinham muito interesse na cultura do café, porém com o incentivo do governo, a cultura vem crescendo nos últimos anos e hoje já tem uma grande importância para a economia local. A capacitação dos técnicos visa nivelar as equipes regionais com as atuais técnicas de produção cafeeira, em especial a do café clonal, no intuito de oferecer aos produtores o que há de melhor na técnica do sistema produtivo.

O curso ministrado no período de 23 a 25 de outubro, discutirá temas como: panorama geral da cafeicultura; recursos genéticos; programa de melhoramento da Embrapa e escolhas cultivares; produção de mudas; cuidados para implantação da cultura, adubação, manejo e condução; sistema agroflorestal; café arborizado; café agroecológico; principais doenças e pragas e seus controles; colheita e pós-colheita; aspectos gerais sobre irrigação; custo de produção e mercado do café. Também serão realizadas aulas práticas em campo e laboratórios, nivelando conhecimento e prática para uma orientação mais eficiente e produtiva.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/10/Curso-Nivelamento-Cafe-6.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/10/Curso-Nivelamento-Cafe-6-150x150.jpgWania RessuttiGaleria de FotosCom o incentivo à cafeicultura em Porto Velho e municípios circunvizinhos, a cultura do café vem ganhando espaço na região. No intuito de fortalecer a produção, o governo do estado de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho iniciaram ação conjunta para distribuição gratuita de mudas para que pequenos...