Durante o mês de outubro extensionistas da Emater-RO de todo o estado estarão levando às mulheres agricultoras ações de orientação e prevenção ao câncer. A atividade faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento realizado ao redor do mundo para estimular a população no controle da doença, em especial ao câncer de mama e de útero. A região de ponta do Abunã, que reúne os três distritos mais distantes do centro da capital, será contemplada com uma ação global.

As mulheres foram pré-agendadas com antecedência.
As mulheres foram agendadas com antecedência.

As atividades em alusão ao outubro rosa tiveram início já no final de setembro, quando foi realizado o 3º Fórum Estadual da Saúde da Mulher. O evento abordou temas ligados à saúde e à violência contra a mulher, destacando o alto índice de gravidez precoce, que além de ser um malefício à saúde juvenil é um ato violento que deixa marcas na vida de crianças e adolescentes.

Representada no evento pelas assistentes sociais, Irisvone Magalhães, Vânia Rodrigues Fraga e Tânia Regina dos Santos, a Emater-RO participou do evento levando a solicitação para que as ações de prevenção à saúde, em especial os exames papanicolau (preventivo do colo do útero) e mamografia e o projeto de implante de conceptivo subdérmico (Implanon) – recém lançado pelo governo – chegue às mulheres da zona rural. “A Emater-RO pode ser parceira nesse projeto para que as mulheres do campo também sejam beneficiadas”, explica Tânia.

O Implanon é um contraceptivo que será aplicado em 500 adolescentes da zona urbana para evitar uma gravidez não planejada. Segundo a médica Dra. Ida Perea que está à frente do projeto, em Rondônia 19,4% dos partos realizados são em adolescentes e desses, apenas 2% desejavam ter filhos naquele momento. “A meta é reduzir essa incidência de gravidez na adolescência”, diz Dra. Ida.

PREVENÇÃO AO CÂNCER
Como parte das atividades voltadas para a campanha Outubro Rosa, a Emater-RO em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde está coordenando a realização de exames preventivos do colo do útero e de mama. Desde o dia 4 deste mês a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos está estacionada no pátio do Palácio Rio Madeira, entrada pela Ria Pio XII, recebendo as mulheres para realização dosa exames.

O evento abordou temas ligados à saúde e à violência contra a mulher.
O evento abordou temas ligados à saúde e à violência contra a mulher.

As mulheres foram agendadas com antecedência a fim de agilizar o atendimento e receber o maior número de mulheres possíveis no período que a carreta ficará à disposição. O exame papanicolau foi oferecido a mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, enquanto que para a mamografia as mulheres deveriam ter idade entre 40 a 69 anos. “É o período mais crítico para início do câncer de mama”, explica Vânia Rodrigues.

AÇÃO GLOBAL
Uma atividade especial será realizada na região da Ponta do Abunã, que engloba os distritos de Extrema, Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia. Por essa ser uma região mais distante da sede do município, o governo estadual, por meio da Emater-RO, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, organizaram uma ação global envolvendo diversos serviços no intuito de socializar políticas públicas voltadas para as mulheres daquela região.

Durante a ação global serão oferecidos serviços de saúde, com médicos em clínica geral e ginecologia que ficarão à disposição do evento, atendendo no posto de saúde local; enfermeiros para aferição de pressão arterial, coleta de exame preventivo do câncer, vacinação e testes rápidos e dentista que estarão oferecendo serviços de higiene bucal. Também serão oferecidos serviços de cidadania como: emissão de carteiras de identidade, de trabalho, CPF, título de eleitor entre outros.

As áreas jurídica, da previdência e de assistência social estarão à disposição para orientação de procedimentos dentro de suas áreas de atuação entre os quais: pensão alimentícia, regularização de guarda, reconhecimento de união estável, investigação de paternidade e outros serviços sobre procedimentos criminais e previdenciários. A área de assistência social estará realizando cadastro de bolsa família emitindo passes livres para idosos e pessoas com deficiência.

Ações de prevenção à saúde.
Ações de prevenção à saúde.

A Emater-RO estará voltada, nesses locais, exclusivamente para atendimento aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), orientação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas categorias Pronaf/Mulher e Pronaf/Jovem, e realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na área de atendimento à política da mulher será abordado o tema: enfrentamento à violência contra mulheres do campo e da floresta, com participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) e Conselho Estadual de Direito da Mulher (CEDM), além de coleta de cabelos para doação ao Hospital do Câncer.

Também serão oferecidos serviços de bem estar e lazer, com cortes de cabelo e áreas recreativas com exposição de artesanato, educação de trânsito, jogos educativos e brincadeiras diversas. “São atividades que oferecem serviços alternativos ao público participante e promove a troca de experiências visando incentivar e fortalecer a organização de atividades econômicas produtivas das mulheres com base na economia solidária com sustentabilidade”, enfatiza Irisvone Magalhães.

A ação global será realizada no dia 9 em Nova Califórnia, na Escola Munici8pal Maria Jacira Feitosa de Carvalho, dia 10 em Extrema, na Escola 13 de maio, e dia 11 em Vista Alegre do Abunã, na Escola Municipal Maria Casaroto.

 
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/10/Acao-global-marca-atividades-da-Emater-RO-para-lembrar-outubro-rosa_007-foto-IRENE-MENDES.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/10/Acao-global-marca-atividades-da-Emater-RO-para-lembrar-outubro-rosa_007-foto-IRENE-MENDES-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasação global,direitos da mulher,enfrentamento à violência,outubro rosa,prevenção ao câncer,Saúde da mulherDurante o mês de outubro extensionistas da Emater-RO de todo o estado estarão levando às mulheres agricultoras ações de orientação e prevenção ao câncer. A atividade faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento realizado ao redor do mundo para estimular a população no controle da doença, em especial ao...