O mercado alimentício é um dos que mais cresce no nosso país. Todo mundo gosta de um pãozinho, um bolo ou um doce para acompanhar o café com a família ou com os amigos. Porém, além de saciar a fome e saborear as delícias, o alimento tem se tornando uma excelente fonte de renda para a família.

Assim, atendendo demanda da Comunidade São Francisco de Assis, na Linha Gasoli, em Ji-Paraná, mulheres e jovens rurais participaram de um curso de confeitaria oferecido pela Emater-RO. A atividade foi realizada no barracão da Igreja Católica da Comunidade e contou com a participação de 18 produtoras e jovens rurais.

Durante a capacitação as extensionistas da Emater-RO levaram conhecimentos que vão desde conceitos básicos para a produção de alimentos com boas práticas na fabricação, manipulação, higienização sanitária, limpeza em geral do local e dos manipuladores até noções gerais de microbiologia de alimentos.

A extensionista da Emater-RO, Eliene Novais Pereira, articuladora da atividade, ressaltou que várias das participantes estão inseridas nas políticas públicas de governo para o desenvolvimento do setor agrícola no estado como: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), além de comercializarem sua produção nas feiras e comércio local. “Em tempos de crise econômica e desemprego crescente, o ramo da alimentação continua sendo a aposta de muitas pessoas para melhorar a renda familiar”, explica a extensionista.

A atividade foi ministrada pela extensionista Karina Corradi, também da Emater-RO, que, orientou os participantes na produção de: bolo de prestigio, pão de ló, pasta americana, bolo de potinho, bolo gelado, torta de limão, torta de maracujá, tortelete, rocambole, cupcakes de fubá com goiaba, cupcakes de fubá com prestigio, cobertura espelhada, pasta americana de leite em pó e “chantininho”, uma mistura de chantilly com leite ninho, para ser usada em coberturas.

Aptos a produzirem produtos de confeitaria, os participantes têm agora mais uma opção para geração de renda na família. Ao final do curso todos receberam certificado de participação.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/08/CONFEITARIA-JPa-16.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/08/CONFEITARIA-JPa-16-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotoscapacitação,comercialização,geração de rendaO mercado alimentício é um dos que mais cresce no nosso país. Todo mundo gosta de um pãozinho, um bolo ou um doce para acompanhar o café com a família ou com os amigos. Porém, além de saciar a fome e saborear as delícias, o alimento tem se tornando...