Cláudio de Souza Cortês, produtor rural, morador do sítio Baixo Alegre, localizado no Km 14 da gleba 17, lado direito da Linha C-70, em Vale do Anari, deu um grande passo visando à melhoria da qualidade do seu rebanho. Acompanhado por extensionistas da Emater-RO daquele município, realizou a primeira inseminação artificial em 12 de suas vacas. Dessas, dez receberam sêmen sexado do touro rincão, um touro reprodutor de qualidade reconhecida.

O programa de inseminação artificial é um programa de governo que visa o fortalecimento e a melhoria genética do rebanho leiteiro em propriedades da agricultura familiar. As técnicas de inseminação artificial têm sido repassadas aos inseminadores através de cursos de capacitação realizados pela Emater-RO ao longo dos últimos anos, buscando promover um aumento na produtividade e produção de leite com consequente melhoria da rentabilidade econômica na unidade familiar.

Segundo os extensionistas da Emater-RO, Bruno Bicalho e André Ferreira, na propriedade de Cláudio Cortês já foram realizados dois financiamentos através da linha de crédito Pronaf Mais Alimento, para investimento na bovinocultura. “Um desses financiamentos foi para a implantação do pasto rotacionado com irrigação, implantação de sala de ordenha, construção e cobertura de curral e aquisição de tanque de resfriamento e o segundo, para compra de 48 matrizes leiteiras”, diz André.

O produtor conta que há seis anos vem selecionando suas matrizes e que não fez a inseminação antes porque, para ele, “é preciso inseminar matrizes visando qualidade e não quantidade de animais”.  Dez das vacas inseminadas receberam sêmen sexado disponibilizado através da parceria Emater-RO e Prefeitura de Vale de Anari.

Além de Cláudio Cortes, outros produtores rurais deverão receber sêmen sexados para melhoria de seus rebanhos leiteiros. Com o objetivo de incentivar o programa inseminar no município, a parceria Emater-RO/Prefeitura disponibilizou para os produtores rurais do município, 100 unidades de sêmen sexados. Esse compromisso foi firmado durante o Dia de Campo realizado recentemente na região com o objetivo de que, em pouco tempo, Vale do Anari possa obter um rebanho leiteiro de alto padrão genético com boa produtividade e qualidade de leite garantida.

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/08/A_INSEMINACAO-29.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/08/A_INSEMINACAO-29-150x150.jpgWania RessuttiGaleria de FotosCláudio de Souza Cortês, produtor rural, morador do sítio Baixo Alegre, localizado no Km 14 da gleba 17, lado direito da Linha C-70, em Vale do Anari, deu um grande passo visando à melhoria da qualidade do seu rebanho. Acompanhado por extensionistas da Emater-RO daquele município, realizou a primeira...