O sítio Don Enrique, localizado no quilômetro sete da BR-364, em Porto Velho, abriu suas portas para receber agricultores familiares de Porto Velho e região. O Dia de Campo foi realizado neste sábado (12), pela Emater-RO, e contou com 1.263 participantes. Além de palestras e exposição de animais o evento foi palco para a assinatura do Termo de Cooperação entre a Emater-RO e a Universidade Boliviana e acolheu novos filiados para a Associação Brasileira de Pecuaristas de Leite (Abraleite).

Oportunidade de negócios para agricultores familiares.
Oportunidade de negócios para agricultores familiares.

Recepcionados pela equipe dos escritórios do Território Madeira Mamoré com um café da manhã, os agricultores, pecuaristas e visitantes chegaram ao evento com a expectativa de conhecer técnicas e tecnologias para o melhoramento do rebanho e da produção leiteira na propriedade. A abertura deu-se com ciclos de palestras proferidas por profissionais renomados e atualizados com as tendências do setor.

A primeira palestra abordou as características do girolando e seus graus de sangue, proferida pelo juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e América do Sul, José Jacinto Junior. Na sequência, o diretor do grupo Boa Fé Má Shou Tao, engenheiro agrônomo Joanadan Hsuan Mim Ma, abordou o tema Compost Barn, uma visão de Minas Gerais. Compost Barn é um sistema de confinamento criado nos Estados Unidos que trabalha com um modelo de instalação que visa o máximo de conforto e bem estar dos animais, uma tendência de mercado que está se espalhando pelo país e que resulta no aumento dos níveis de produtividade. E o terceiro tema abordou a administração de pequenas propriedades rurais, ministrada pelo coordenador do programa Balde Cheio, João Rosseto Junior.

Para o presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho, esse é um evento muito importante, pois traz tecnologia ao homem do campo. “Precisamos avançar na questão da produtividade e esses eventos é para isso mesmo, pra gente melhorar a produtividade no campo… Rondônia está crescendo muito e nos temos trabalhado duramente, por determinação do governo Confúcio Moura, para que Rondônia seja grande produtor de café, de leite, de inhame, de urucum, do milho, da soja, enfim, é isso que nos queremos para Rondônia, que ela seja mais rica.”.

Após o “milk break”, intervalo alusivo ao tradicional “coffee break” foram realizadas mais três palestras com os temas: Administração Rural, abordada pelo pecuarista e empresário Juan Travain, Sanidade Animal, proferida pela extensionista da Emater-RO, médica veterinária Lorena de Castro, e Bezerreiro, pela também extensionista da Emater-RO e médica veterinária Gilvânia de Carvalho.
Mais-de-500-pessoas-participam-de-Dia-de-Campo-em-Porto-Velho_002-foto-EMATER-RO
Além das palestras técnicas o Dia de Campo contou com estações temáticas e venda de novilhas, dando oportunidade para aquisição de animais de qualidade visando à melhoria do animal na propriedade e a qualidade da produção leiteira. Ao fim das atividades todos foram convidados para uma costelada no almoço.

INTERCÂMBIO
Em meio às atividades do Dia de Campo realizado no sítio Don Enrique, a Emater-RO efetivou a assinatura de um Termo de Cooperação entre a empresa autárquica e a Universidad Autônoma Del Beni, na cidade do departamento de Beni em Guayaramerin, Bolívia.  Esse intercâmbio já vinha sendo discutido com o presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho, com o propósito de permitir a troca de conhecimentos e tecnologia na cultura do café e do gado leiteiro entre os dois países.

Ainda durante o evento a Associação Brasileira de Pecuaristas de Leite (Abraleite), recebeu as propostas de novos filiados, fortalecendo assim o setor da pecuária leiteira no estado de Rondônia.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/08/Mais-de-500-pessoas-participam-de-Dia-de-Campo-em-Porto-Velho_004-foto-EMATER-RO.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/08/Mais-de-500-pessoas-participam-de-Dia-de-Campo-em-Porto-Velho_004-foto-EMATER-RO-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasO sítio Don Enrique, localizado no quilômetro sete da BR-364, em Porto Velho, abriu suas portas para receber agricultores familiares de Porto Velho e região. O Dia de Campo foi realizado neste sábado (12), pela Emater-RO, e contou com 1.263 participantes. Além de palestras e exposição de animais o...