Cerca de 70 produtores do município de Vale do Paraíso participaram na última sexta-feira (30), do Dia Especial do Leite na propriedade rural do agricultor Joaquim Antônio Vial, o popular Kiko, localizada na Linha 200, KM 08, lote 64, gleba 25 zona rural. Evento promovido pelo governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).

Produção estimada em 58 mil litros de leite por dia.

O anfitrião do evento, o agricultor Joaquim Vial, chegou à localidade no ano de 1976, oriundo do Estado do Espírito Santo, hoje sua propriedade de 100 hectares chega a produzir 400 litros de leite/dia com um rebanho de 60 cabeças de gado leiteiro. No local ainda tem plantação de café, arroz, milho e cana-de-açúcar, além de criação de galinha, porco e caprino, todo trabalho é tocado pela própria família.

O objetivo do evento foi capacitar o pequeno produtor rural com novas técnicas de manejo de pastagem com irrigação e a utilização e recuperação mais rápida do solo, utilização de suplementação mineral, fertilizantes e melhorar a qualidade de alimentação animal, higienização na ordenha aumentando a produção e diminuindo os custos. O evento serviu ainda para divulgar as ações do governo do Estado para o fortalecimento da bacia leiteira na região de Vale do Paraíso (com uma produção estimada em 58 mil litros de leite por dia) e disseminar orientações aos produtores através de palestras. Uma das principais dificuldades para consolidar uma bacia leiteira é combinar quantidade, qualidade e regularidade da produção.

Para uma produção de leite bem-sucedida, o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Eraldo Ferreira de Passos, afirmou durante sua palestra que a assistência técnica é fundamental, pois segundo ele, é a melhor forma das informações sobre técnicas atualizadas chegarem ao conhecimento dos produtores, mesmo os mais experientes. Complementaram a programação palestras sobre: genética, com o médico veterinário Amâncio Estevão Neto; pasto rotacionado e nutrição, com a zootecnista Lilian Barbosa da Silva; e manejo do rebanho, com a médica veterinária Lorena Souza.

O evento contribuiu para divulgar as ações do governo e promover o fortalecimento da bacia leiteira na região.

O evento teve a participação do diretor presidente da Emater-RO, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho e do gerente regional da Emater do território central de Rondônia, Antônio de Assis Furtado. Também estiverem presentes Pedro Paulo de Carvalho, no ato representando a secretária Executiva Regional de Governo pólo IV Maria Araújo de Oliveira, Ronaldo Estevão, vice-prefeito de Vale do Paraíso e outras autoridades.

Com amplo conhecimento da pecuária leiteira o gerente regional da Emater-RO, De Assis, ressaltou a importância do Dia de Campo para o fortalecimento da pecuária leiteira na região central do Estado, para que o produtor rural possa acompanhar as novas tendências e as novas tecnologias. De Assis explicou ainda que o objetivo maior do governo do Estado é apoiar e incentivar cada vez mais a agricultura familiar otimizando as alternativas viáveis para o melhoramento da produção, o que fortalece a economia na cadeia produtiva, e para isso a Emater-RO tem técnicos qualificados para prestar toda assistência que se faz necessária.

Texto e fotos: Alexandre Araújo
Secom/Governo de Rondônia

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/07/Fotos-Dia-de-Campo-Leite-054.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/07/Fotos-Dia-de-Campo-Leite-054-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasdia de campo,fortalecimento,pecuária leiteiraCerca de 70 produtores do município de Vale do Paraíso participaram na última sexta-feira (30), do Dia Especial do Leite na propriedade rural do agricultor Joaquim Antônio Vial, o popular Kiko, localizada na Linha 200, KM 08, lote 64, gleba 25 zona rural. Evento promovido pelo governo do Estado...