A audiência pública realizada nesta última quarta-feira (27) pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) reuniu os órgãos responsáveis pelo controle, orientação e fiscalização de viveiros e mudas de café para discutir uma ação unificada para a cadeia produtiva. Segundo o deputado Adelino Folador, que solicitou e presidiu a audiência pública, os órgãos têm atuado de forma isolada. “É o momento de organizar e cuidar dessa questão, pois a distribuição das mudas é essencial para o crescimento econômico de Rondônia”, disse o deputado.

Emater-RO-participa-de-audiencia-publica-sobre-cafe_002---Foto-IRENE-MENDES
Programas de incentivo a assistência técnica.

A audiência contou com a presença de representantes das principais instituições responsáveis pelo desenvolvimento da produção cafeeira no estado, além de representantes dos viveiristas. Cada instituição teve 20 minutos para explanar a ação e os problemas enfrentados na área de sua responsabilidade. À Emater-RO, representada pelo vice-presidente Marcio Milani, coube apresentar as ações de assistência técnica para cultivo das mudas de café clonais, distribuídas aos agricultores familiares através do programa de incentivo do governo à lavoura cafeeira.

Segundo Marcio Milani, a responsabilidade da Emater-RO está em fazer com que as mudas qualificadas cheguem às mãos do produtor e que ele produza dentro das orientações técnicas. Para isso a Emater-RO trabalha com ações que visam assistir e orientar os cafeicultores em tecnologia, oferecendo mudas de alta produtividade (café clonal), técnica de plantio em linha e semi-mecanização (colheita e poda). Qualidade é outra preocupação e, para isso os extensionistas orientam o produtor rural a colher o café na época certa e classificar o produto, eliminando os grãos com defeito.

PROGRAMAS DE GOVERNO
A apresentação das ações da Emater-RO foi feita pelo diretor técnico e de planejamento, José de Arimateia da Silva, que iniciou falando da capilaridade da instituição, presente nos 52 municípios rondonienses. Segundo o diretor, Rondônia possui uma área de 96.009 ha de café plantado (Conab/2016) e é hoje o quinto maior produtor de café do país e 2º maior produtor de café robusta, destacando o estado entre as grandes potencias produtoras de café.

A perspectiva de crescimento do café no estado é boa e sua produção deve chegar a 2.125.839 sacas em 2017.
A perspectiva de crescimento do café no estado é boa e sua produção deve chegar a 2.125.839 sacas em 2017.

Para manter o café rondoniense entre os melhores do país, o governo estadual oferece incentivo através de programas que são implementados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executados pela Emater-RO, entre os quais destacam-se: Programa Café Sustentável – que atua em parceria com a Plataforma Global, uma associação com mais de 300 membros da cadeia da cafeicultura que busca estimular a aplicação de boas práticas de produção do café, com foco no pequeno produtor; Programa Produtor Informado – que em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café e Programa de Café Sustentável capacitam e informam os cafeicultores sobre as inovações e tendências da cultura; e Programa de Distribuição de Mudas de Café Clonal – cuja distribuição é feita aos cafeicultores que seguem as orientações técnicas de preparo de área, renovação de lavoura, insumos e irrigação, pontos esses orientados pelos extensionistas da Emater-RO. “Trabalhamos com o produtor antes mesmo de ele receber as mudas”, explica Arimateia.

INCENTIVO À LAVOURA CAFEEIRA
A Emater-RO ainda é responsável em levar aos produtores de café o Modelo de Assistência Técnica Coletiva (MATC). Trata-se de uma iniciativa baseada na experiência da Fundação Hanns Neumann onde os cafeicultores, em uma espécie de Fórum, debatem suas experiências e dificuldades, sob a mediação de um técnico. “Já iniciamos um projeto piloto, com 600 agricultores nos município de Alvorada do Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Cacoal e os resultados têm sido satisfatórios”, explica o diretor.

Dentre as ações voltadas para a produção da lavoura cafeeira, a Emater-RO também atua sete unidades de observação de café em parceria com o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), promove o levantamento público da safra de café de Rondônia,

Ações que visam assistir e orientar os cafeicultores.
Ações que visam assistir e orientar os cafeicultores.

Para incentivar o produtor a melhorar ainda mais a sua lavoura o governo estadual realiza, através da Emater-RO e parceiros, o Concurso de Qualidade e Produtividade do Café (Concafé). Em sua segunda edição, o Concafé contará, este ano, com R$ 25 mil reais em prêmios aos primeiros colocados. Todas essas ações são acompanhadas de metodologias de assistência técnica e extensão rural (Ater) e com responsabilidades documentadas, tanto do extensionista quanto do produtor que estará recebendo as mudas e a assistência.

A perspectiva de crescimento do plantio de café no estado é muito boa. “Das 1.479.200 sacas de café produzidas em 2013 demos um salto para 1.794.754 em 2016 e a estimativa é de neste ano de 2017, chegarmos a 2.125.839 sacas”, afirma Arimateia.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – SRTE/DRT/RO-368
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/04/Emater-RO-participa-de-audiencia-publica-sobre-cafe_003-Foto-IRENE-MENDES.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/04/Emater-RO-participa-de-audiencia-publica-sobre-cafe_003-Foto-IRENE-MENDES-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafé,cafe clonal,tecnologiaA audiência pública realizada nesta última quarta-feira (27) pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) reuniu os órgãos responsáveis pelo controle, orientação e fiscalização de viveiros e mudas de café para discutir uma ação unificada para a cadeia produtiva. Segundo o deputado Adelino Folador, que solicitou e presidiu...