Informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que até o final de 2016 a agricultura familiar de Rondônia está presente em apenas 25% do território agricultável do estado, entretanto, se comparada a outros estados da região Norte, ela está à frente como “o estado campeão da agricultura familiar da região”.

Distribuição de mudas de variedade mais produtiva.
Distribuição de mudas de variedade mais produtiva.

Rondônia conta hoje, com cerca de 90 mil agricultores familiares. Destes, pouco mais de 70 por cento recebem assistência técnica da Emater-RO para desenvolvimento de atividades agrícolas como: bovinocultura de leite, produção de grãos e piscicultura entre outros de grande representatividade na movimentação econômica local.

O café, segunda maior produção do estado, vem recebendo incentivo do governo estadual através de distribuição de mudas de variedade mais produtiva, como os cafés clonais, cuja produtividade é muito superior aos grãos de café comuns. Essas mudas de café clonal estão sendo distribuídas em diversos municípios pela Emater-RO.

Somente na região de Jaru, envolvendo agricultores do município e do distrito de Tarilândia, foram distribuídas nesta semana, 23.740 mudas de café clonal. “É uma nova realidade para a nossa região”, diz Sirlene Ferreira Brito Félix, gerente da Emater-RO em Jaru.

Há demanda para repasse de mais 46 mil mudas na região.
Há demanda para repasse de mais 46 mil mudas na região.

As mudas foram entregues a dez agricultores de Jaru e cinco de Tarilândia. Além da distribuição de mudas, os extensionistas da Emater-RO prestam assistência técnica a atendem à demanda local com palestras, demonstração de métodos e outras metodologias, informando, orientando e incentivando a implantação da cultura do café clonal.

Ainda segundo a gerente Sirlene Brito, através da Emater-RO há uma demanda para o repasse de mais 46 mil mudas. Os agricultores já foram cadastrados e estão aguardando apenas os trâmites burocráticos dos viveiros credenciados.

Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Esloc Jaru
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/03/Agricultores-de-Jaru-e-Tarilandia-sao-beneficiados-com-mudas-de-cafe-clonal-16.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/03/Agricultores-de-Jaru-e-Tarilandia-sao-beneficiados-com-mudas-de-cafe-clonal-16-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascafe clonal,cafeicultura,mudas de cafeInformações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que até o final de 2016 a agricultura familiar de Rondônia está presente em apenas 25% do território agricultável do estado, entretanto, se comparada a outros estados da região Norte, ela está à frente como “o estado campeão da agricultura familiar...