Pequenos pecuaristas e vacinadores cadastrados pela Emater-RO lotaram a sede social da Associação dos Empregados da Emater-RO (Asser), na manhã desta segunda-feira, para atualizar as carteiras de vacinadores voluntários e dar início à campanha anual de controle da brucelose 2017.

serão vacinadas bezerras de 4 a 8 meses com a marca v7
serão vacinadas bezerras de 4 a 8 meses com a marca v7

Desde que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCBT), o estado de Rondônia vem se destacando pela eficiência e eficácia da vacinação em massa das bezerras de 4 a 8 meses, das espécies bovina e bubalina.

A legislação brasileira exige que a vacina contra a brucelose, só seja feita sob a responsabilidade de um médico veterinário, devidamente autorizado pelo departamento de controle de zoonoses do MAPA. Com poucos médicos veterinários, e um rebanho, que em 2003, já passava de 10 milhões de cabeças, Rondônia teve que criar sua própria metodologia para atender a obrigatoriedade de vacinação contra brucelose.

O programa PNCBT foi criado no ano de 2000, mas só passou a vigorar a obrigação da vacina em 2003. Para essa missão o governo do Estado chamou a Emater-RO para executar as vacinações, já que a Agencia Idaron como órgão fiscalizador estava impedido de vacinar.

No inicio todos os extensionistas rurais da Emater-RO foram capacitados para vacinar, sob a supervisão de um médico veterinário, que também fazia as prescrições para compra das vacinas e emitia os atestados, para serem apresentados pelos agricultores na Idaron.

Envolver todos os técnicos na vacinação da brucelose foi muito importante no inicio, Logo nos dois primeiros anos do programa. O estado alcançou índices de vacinação surpreendentes, superando até estados tradicionais na pecuária.

Os inquéritos para aferição da prevalência da doença são feitos a cada 10 anos,o último realizado em 2014 apontou um índice de 12% de focos na amostra examinada, com 113 propriedades. O índice ainda é alto, mas já caiu muito, em 2004, quando foi feita o primeiro inquérito a prevalencia era de 35%, revelam os relatórios da Idaron.

Para se considerar um foco, basta um único animal dar positivo e a propriedade será considerada um foco, diz Adelmar Rocha, coordenador do PNCBT na agencia Idaron.

Para dar continuidade ao programa de imunização contra a brucelose e liberar os técnicos da Emater-RO para atender outras necessidades dos agricultores o governo de Rondônia adotou a estratégia de capacitar criadores, para serem vacinadores voluntários.

vacinadores voluntários atualizam carteiras.
vacinadores voluntários atualizam carteiras.

A Emater-RO realizou capacitações com aulas teóricas e práticas, ministradas pelas médicas veterinárias Silvana Arnez e Gilvania Carvalho, preparando os novos vacinadores a fim de manter a eficácia do programa no Estado e evitar os riscos de contaminação das pessoas envolvidas no trabalho.

A brucelose é uma zoonose que causa grandes perdas econômicas e muitos transtornos sociais com a contaminação de pessoas, mas a estratégia adotada pelo governo de Rondônia está funcionando. Os agricultores ostentam orgulhosos suas carteirinhas de vacinadores.

O vacinador voluntário, Antônio Bezerra Martins, mostra com uma certa vaidade, sua carteirinha e diz que quando vacina as bezerras dos vizinhos não cobra nada, “porque afinal de contas, um criador sempre precisa do outro e este é um trabalho que faço com prazer”, garante o agricultor.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos : Irene Mendes

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/02/DSC_0060.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2017/02/DSC_0060-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasPequenos pecuaristas e vacinadores cadastrados pela Emater-RO lotaram a sede social da Associação dos Empregados da Emater-RO (Asser), na manhã desta segunda-feira, para atualizar as carteiras de vacinadores voluntários e dar início à campanha anual de controle da brucelose 2017. Desde que o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou...