DSC_0425

A premiação e apresentação das campeãs do 1º Concurso Leiteiro da Portoagro abrilhantou a manhã do último dia da grande feira agropecuária de Porto Velho. O torneio leiteiro foi dirigido para produtores da agricultura familiar, o que significa dizer que todos eram micros ou pequenos produtores.

Os nove animais participantes da competição de produtividade deram entrada no parque na quarta- feira, quando foi feita a esgota regulamentar e os produtores preparam as vacas para as ordenhas competitivas, e já na primeira ordenha na manhã de quinta feira o vaca que viria a se consagrar como campeã produziu 10,96 quilos de leite.

DSC_0444

O concurso foi organizado em conjunto, pela Emater-RO e Secretária Municipal de Agricultura de Porto Velho (semagric), e com patrocínio de varias empresas do comercio de produtos agropecuários.

A média produzida por animal foi menor que os resultados obtidos em outros torneios leiteiros realizados no interior do Estado, no entanto tem-se que considerar a condição de principiantes dos participantes, já que a região de Porto Velho não tem tradição na produção de leite com exceção do município de Nova Mamoré, que não participou do concurso.

DSC_0361

O proprietário da campeã é o criador Ednilson Pereira da Costa da linha 43 no município de Candeias do Jamari, participou com sua vaca Andorinha que produziu uma média diária  pouquinho menor de 20(19,7) quilos de leite, na media diária do concurso, e  levou de prêmio uma novilha girolando do plantel do sitio Dom Henrique, patrocinada pelo laticínio Leite Fresquinho.

Enoque de Oliveira
fotos: Robson Paiva
Emater-RO

 

Assessoria de Comunicação EMATERNotícias  A premiação e apresentação das campeãs do 1º Concurso Leiteiro da Portoagro abrilhantou a manhã do último dia da grande feira agropecuária de Porto Velho. O torneio leiteiro foi dirigido para produtores da agricultura familiar, o que significa dizer que todos eram micros ou pequenos produtores. Os nove animais participantes...