Capacitação extensionista da EMATER-RO Região Zona da Mata
Apoio aos técnicos da Emater-RO

Para atender a crescente procura dos agricultores da zona da mata por novas tecnologias agrícolas, em especial a busca pela irrigação de cafezais e outras culturas alimentares, o escritório regional da Emater-RO no território da Zona da Mata está capacitando seus técnicos com um curso de irrigação, iniciado nesta segunda-feira (16), no auditório do Sebrae de Rolim de Moura.

A primeira etapa do curso tem a duração de dois dias e tem a participação de extensionistas dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta D’Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte D’Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste e distrito de Izidolândia e está sendo ministrado pelo  mestre em irrigação e drenagem Antonio Ferreira de Sousa Dias, extensionista da Emater-RO em Ji-Paraná.

O curso visa apoiar os técnicos a Emater-RO na elaboração de projetos de irrigação que podem ser ou não apoiados pelos agentes financeiros, e enfoca temas práticos como volume ou lâmina de água a ser aplicada de acordo com o tipo de solo e cultura agrícola a ser irrigada. Os participantes da capacitação também se desenvolverão na escolha do tipo de equipamento, levando em conta para o dimensionamento hidráulico, a altimetria do terreno, cálculos de vazão e análise técnica e econômica do projeto.

A expansão da cultura cafeeira e o surgimento de novas tecnologias para potencializar a eficiência de produção tem despertado maior interesse dos agricultores atendidos pela Emater-RO,  “este curso é muito importante para a região da Zona da Mata para atender a demanda de agricultores familiares devido a importância do papel do agricultor na geração de emprego, renda, segurança alimentar e preservação ambiental” afirma a Gerente Regional da Emater-RO Albertina Marangoni Bottega .

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/08/20160816_085826-1024x576.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2016/08/20160816_085826-150x150.jpgRegional Zona da MataNotíciasUltimas notíciasPara atender a crescente procura dos agricultores da zona da mata por novas tecnologias agrícolas, em especial a busca pela irrigação de cafezais e outras culturas alimentares, o escritório regional da Emater-RO no território da Zona da Mata está capacitando seus técnicos com um curso de irrigação, iniciado nesta...