Bovinocultura

Rondônia destaca-se pelo potencial produtivo, o que se deve em grande parte aos diversos aspectos propulsores do setor, que têm como base a agricultura familiar e fatores naturais decisivos para produção de leite a pasto. Destacam-se ainda, as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado que impactaram positivamente no desenvolvimento da pecuária leiteira rondoniense. Trata-se do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – PROLEITE, criado em 1999, tendo como gestora a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária – SEAGRI, e a EMATER-RO como executora das ações, visando promover o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira, por meio da implantação de ações e projetos estruturantes.

Dos 52 municípios do estado às indústrias de lácteo estão presentes em 35 municípios, e desempenham um papel relevante na geração de renda para aproximadamente 35 mil produtores, na promoção da segurança alimentar, com alimento de alto valor nutritivo e geração de empregos ao longo da cadeia produtiva, tornando-a a mais estruturada do agronegócio rondoniense.

O parque industrial lácteo está composto por 97 indústrias distribuídas; dessas indústrias, 48 possuem Serviço de Inspeção Federal-SIF; 29 possuem Serviço de Inspeção Estadual-SIE; e 38 possuem Serviço de Inspeção Municipal-SIM.

O mercado consumidor de Rondônia absorve apenas 35% da produção láctea do Estado e os 65% restantes são comercializados com outros estados da federação (SEBRAE/RO, 2015).

Segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia. (IDARON, 2015), o efetivo rebanho de bovino é 13.397.970 cabeças, sendo 3.706.705 cabeças de bovinos leiteiros, presentes em todo território rondoniense.

No que concerne à produção de leite dia, em 2015 Rondônia produziu 2.167.987 milhões de litros provenientes aproximadamente de 35 mil propriedades.  No cenário da produção de leite total, destacam-se os 10 municípios de maior produção (tabela 1), que juntos respondem por 51% da produção.

Tabela 1 – Top 10 Rondônia – municípios com as maiores produções de leite, em ordem decrescente –  2015.

Ranking Município (RO) LEITE (em mil litro/dia)
1 Jaru 160.972
2 Ouro Preto do Oeste 147.802
3 Nova Mamoré 156.363
4 Ji-Paraná 112.276
5 Governador Jorge Teixeira 117.546
6 Urupá 102.327
7 Machadinho D’oeste 88.076
8 Cacoal 71.765
9 Presidente Médici 81.534
10 Espigão D’oeste 68.526
  1.107.187

Fonte: IDARON, dados de produção declaratórios (2015).

Melhoramento Genético

O melhoramento genético para a pecuária leiteira em Rondônia vem sendo balizada pelas ações do Projeto Inseminar, que viabiliza a inseminação artificial em bovinos para agricultores familiares, técnica capaz de acelerar o melhoramento genético dos rebanhos com reprodutores de alto valor, como também encurtar o intervalo entre gerações, facilitando as observações comparativas entre os produtos dos diferentes acasalamentos, promovendo uma rápida seleção dos animais mais produtivos.

Na ultima década, através do Projeto Inseminar foram inseminadas 129.198 vacas, nasceram 74.705 bezerros e ao todo foram beneficiados diretamente 3.320 produtores de leite nos 52 municípios do Estado de Rondônia.  O impacto dessa ação evidencia-se no progresso genético dos rebanhos já a partir da primeira, segunda e terceira geração (F1, F2 e F3). Atualmente, a média de produção de leite dos rebanhos assistidos nas unidade referenciais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia varia entre 8,5 a 10/litros/vaca/dia, quando submetidos a manejo diferenciado.

Cenário da pastagens

Rondônia possui cerca de 7,5 milhões de hectares implantadas, das quais cerca de 63% estão em algum estágio de degradação, (cerca de 4,7 milhões de hectares). Com uma ocupação de 1,2 U.A /hectare de pastagens no sistema extensivo o que leva o aumento da degradação, além do alto número de bovinos sobre a disponibilidade de pastagens, encontra também outras espécies de animais, pragas (insetos e doenças por fungos) e plantas daninhas que disputa o alimento disponível.

Através do Governo do estado e as ações desenvolvidas pela SEAGRI/EMATER, está sendo incentivada a utilização de práticas mais adequadas na pecuaria rondoniense, entre essas podemos citar mais de 5 mil hectares de pastagens recuperadas com aproximadamente 1.015 projetos de manejo de pastagens, já implantados no estado atraves do sistema pastejo rotativo com o uso de piquetes, divididos com cerca elétrica, utilizando calagem e adubação intensificada, visando recuperar e renovar as areas de pastagens, favorecendo assim aumentar a capacidade de suporte animal dos sistemas de pastejo existentes de 1,2 UA/ha para 5 UA/ha, como forma de difusão de novos conceitos e tecnologias estima-se um aumento de produção de leite na ordem de 80% o que permite o aumento da produtividade e rentabilidade dos sistemas de produção.

A bovinocultura leiteira no estado de Rondônia tem como objetivo de promover o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira no estado, por meio da ampliação e implantação de ações estruturantes focadas no aumento da produção, produtividade, melhoria da qualidade do leite e modernização da cadeia produtiva.

EdevilsonPecuária de Leite  Rondônia destaca-se pelo potencial produtivo, o que se deve em grande parte aos diversos aspectos propulsores do setor, que têm como base a agricultura familiar e fatores naturais decisivos para produção de leite a pasto. Destacam-se ainda, as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado que impactaram positivamente...