A agricultura familiar no Brasil vem se consolidando como um segmento relevante na promoção do desenvolvimento econômico brasileiro, em especial na produção de alimentos.

Em Rondônia não é diferente da situação nacional, é fácil observar a importância deste segmento tanto na geração de renda, produção de alimentos e qualidade de vida dos seus atores, tanto como no desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.

Não por coincidência, a agricultura familiar passou a contar com um leque de políticas públicas específicas para preservação e expansão da renda tais como o crédito rural, assistência técnica seguro-safra e programas de compras governamentais do PAA e PNAE (alimentação escolar).

Não obstante, alguns autores alertam que ao mesmo tempo em que a importância econômica da atividade agropecuária avança, aumentam os riscos quanto a sustentabilidade do modelo de agricultura adotado.

Afirmam ainda que em contraposição a esta realidade, os sistemas orgânicos e de base agroecológica contribuem positivamente para o equacionamento da agenda ambiental global (produção & conservação), para o alivio à pobreza e para a garantia da segurança alimentar, conforme documento do Relator Especial da ONU para o Direito à Alimentação.

A EMATER-RO institui no seu PROATER, instrumento de planejamento anual, a AGROECOLOGIA como projeto prioritário e tem firmado contratos por meio das chamadas públicas do MDA para desenvolver ações de ATER no segmento da AGROECOLOGIA.

Cafe1

            As atividades voltadas ao tema da agroecologia, realizadas pela EMATER, envolveram, até o momento, 1.100 famílias sendo 810 pela Chamada Pública do MDA e 290 pelo ATER do Estado, envolvendo um volume de produção de 8.500 a 10.000 toneladas. As ações práticas de agroecologia, apesar de atender a diversos sistemas das unidades de produção familiar, tem se voltado mais para a área vegetal com maior destaque para a produção de hortaliças e sistemas agroflorestais com base no café. Entretanto, sua aplicação tem sido encontrada na pecuária de gado, aves e lavoura branca.

 

AÇÕES

Entre as ações agroecológicas a serem desenvolvidas estão:

  • Curso sobre manejo ecológico do solo;
  • Ensaios e oficinas com adubação verde para lavouras perenes e anuais;
  • Produção de biofertilizantes;
  • Produção de caldas para proteção de plantas;
  • Produção de compostos orgânicos;
  • Ensaio com compostagem;
  • Manejos culturais para controle mecânico de plantas espontâneas
  • Oficina sobre formação de custo de produção de café;
  • Curso sobre integração pecuária lavoura;
  •  Curso sobre a relação da segurança alimentar e os sistemas produtivos.