1. CAFEICULTURA

O Estado de Rondônia vem se consolidando cada vez mais no cenário da cafeicultura nacional. O café segue a tendência de aumento da produção por meio de maior produtividade, apesar da área plantada com a cultura vem diminuindo ao longo dos anos.

A expansão da fronteira agrícola no Estado, tem sido determinante não apenas para a possibilidade de aumento de renda, mas para fixar o homem no campo e criar oportunidades de sucessão familiar.

Principal produto de exportação do país, a produção de café nos últimos anos determinou o perfil econômico, social, político e cultural. Com o aumento da produção no país em 2019, muito se deve ao ritmo acelerado da evolução tecnológica. Rondônia no ano de 2019, produziu 2.344119 milhões de sacas, 358 mil sacas a mais quando comparado ao ano de 2018, e as características que marcam a qualidade do café tais como solo, altitude, amplitude térmica e clima são fatores favoráveis e determinantes para que a cultura se desenvolva e alcance altos índices de produção e produtividade, e estabelecer as potencialidade dos cafés Robustas Amazônicos.

O governo do Estado de Rondônia através da EMATER-RO, tem sido fundamental para a evolução da cafeicultura. A atuação da assistência técnica e extensão rural, com o atendimento a produtores de café no Estado, tem buscado orientar os produtores desde o plantio até os cuidados na colheita e pós-colheita do café que interferem na manutenção da qualidade dos frutos. As atividades desenvolvidas pela EMATER-RO em 2019, além de proporcionar melhorias na produção visou o acesso a novos mercados, e canais de comercialização, por meio da promoção de cafés de qualidade e da identificação de origem.

Como parte do Programa de cafeicultura do Estado, alguns projetos obtiveram destaques, de modo a valorizar o cafeicultor, potencializando seus resultados e buscando novas oportunidades, tais como:

  • Projeto Plataforma Global do Café

A EMATER-RO em parceria com a Plataforma Global do Café (GCP), coordenada no Brasil pela empresa P&A Ltda, aditivaram o termo de cooperação para desenvolver atividades que contribuam para que práticas de produção e comércio sustentável de café ganhem escala por meio de programas que tenham como objetivo melhorar o nível de vida dos cafeicultores, torná-los mais resilientes em um mercado em constante evolução, preservar os recursos naturais e expandir a produção sustentável para atender à demanda dos consumidores. A EMATER-RO tem alinhado suas ações com base no Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), sendo este um documento de referência para atuação em sustentabilidade, baseado na Produção Integrada (PI-Café da EMBRAPA) e de elaboração coletiva com a participação dos serviços de extensão dos principais estados produtores de café do Brasil (EMATER-MG, INCAPER-ES, CATI-SP, EMATER-PR, EMATER-RO), entidades de classe, institutos e organismos de certificação. Os itens de maior importância do CSC foram definidos pela cadeia do café em outro processo participativo chegando-se aos 18 Itens Fundamentais do CSC.

Como parte integrante da parceria, temos o Projeto de Construção de unidades de Armazenamento de Agroquímicos com o intuito de incentivar práticas sustentáveis na cafeicultura. Com o crescente uso de defensivos químicos, há uma maior preocupação não apenas com modo de aplicação, mas também como e onde armazenar de forma segura. Como são potencialmente perigosas, os produtores rurais devem mantê-las em um galpão específico até que sejam transportadas ao seu destino final. As edificações destinadas ao armazenamento de agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins devem: ter paredes e cobertura resistentes, ter acesso restrito aos trabalhadores devidamente capacitados a manusear os referidos produtos, possuir ventilação, comunicando-se exclusivamente com o exterior e dotada de proteção que não permita o acesso de animais, ter afixadas placas ou cartazes com símbolos de perigo, estar situadas a mais de trinta metros das habitações e locais onde são conservados ou consumidos alimentos, medicamentos ou outros materiais, e de fontes de água e possibilitar limpeza e descontaminação.

 

  • Programa Produtor Informado de Café

A EMATER-RO em parceria com o Programa Café Sustentável e os Exportadores de Café do Brasil (CECAFE) com o intuito de atuar ativamente em prol da sustentabilidade da cadeia do café, iniciou a capacitação de cafeicultores em boas práticas agrícolas, na preservação do meio ambiente e no correto cumprimento da legislação trabalhista. O Programa Produtor Informado de Café que visou capacitar cafeicultores interessados em melhorar a gestão de suas propriedades e qualidade do seu café, reunindo em um único curso o treinamento básico em informática e o conhecimento sobre boas práticas agrícolas que possibilitam um aumento de produtividade, renda e qualidade de vida para o cafeicultor e sua família, buscando a sustentabilidade dos produtores de café. O curso com duração de 20 horas.

  • Projeto Indicação Geográfica dos Cafés Robustas da Amazônia

A EMATER-RO em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está trabalhando para promover a indicação geográfica da região conhecida por “Matas de Rondônia”, com abrangência de 15 municípios, dentre eles: Cacoal, Ministro Andreazza, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, Parecis, Rolim de Moura, Santa Luzia, Castanheira, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta do Oeste, Novo Horizonte, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Alvorada do Oeste. O objetivo do projeto é mudar a visão do mercado e essencialmente a qualidade do café.

A Indicação Geográfica (IG) é um método utilizado em diversos países do mundo para proteger a propriedade intelectual de produtos ou serviços do uso de terceiros. Como resultado, possibilitar os cafés de Rondônia comunicar-se com o mundo, que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência.

Em processo de obtenção do Registro pelo INPI, em 2019, os produtores iniciaram os processos de adesão e por intermédio e apoio técnico da EMATER-RO foi criada a associação de cafeicultores de Rondônia – CAFERON, com o intuito de apoiar e organizar o armazenamento e comercialização dos cafés produzidos nos municípios participantes da IG. Ao final de 2019, foram comercializadas quase 1.000 sacas de cafés com valor e qualidade diferenciadas com a indústria de cafés solúveis

  • Concurso de Qualidade e Sustentabilidade dos Cafés de Rondônia – CONCAFE

Os cafés robustas amazônicos produzidos em Rondônia, têm nuances como acidez agradável, doçura, aromas e sabores que lembram chocolates, castanhas e frutas. Tudo isso sob uma nova ótica sensorial, numa paleta específica e característica da espécie Coffea canephora. O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do Estado de Rondônia – Concafé, realizado anualmente pelo Governo do Estado de Rondônia por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater, desde 2016, tem mostrado que a qualidade de bebida dos cafés amazônicos tem chamado atenção no cenário nacional.

.

A seis anos o Estado, através da Seagri iniciou a revitalização da cafeicultura pelas ações de controle sanitária da produção de mudas pela Agência IDARON, na assistência técnica da EMATER-RO para manejo adequado da lavoura e das boas práticas na colheita, beneficiamento e armazenamento dos grãos, com as pesquisas da EMBRAPA e projetos do SEBRAE, entre outros parceiros, elevando a qualidade do café robusta rondoniense.

A adoção de novos métodos e a tecnificação de processos produtivo resultou no aumento da produtividade de 14 para 35 sacas em média por hectares, assim como avança para o reconhecimento na Identificação Geográfica – IG, de 15 municípios produtores do café robusta amazônico. Qualidade que vem sendo aferida nas edições do Concafé, o concurso estadual, com 50 amostras classificadas na categoria cafés especiais das 306 inscritas na quarta edição em 2019.

O compromisso do produtor junto com a responsabilidade dos parceiros governamentais ou não governamentais, sedimentam e ampliam este nível de qualidade e sustentabilidade para pelo menos 20.000 pequenos produtores, numa expectativa de produção de 5 milhões de sacas para os próximos anos. A contribuição de cada um fortalece ainda mais esse elo fundamental para o fortalecimento da cafeicultura rondoniense.

  • Levantamento público de safra de café no Estado de Rondônia.

A EMATER-RO, por meio da parceria com a CONAB, realiza as pesquisas de campo, utilizando amostras representativas pré-estabelecidas de propriedades rurais com lavouras de café cadastradas, através de contato direto com produtores, para verificação junto às respectivas lavouras das estimativas de área, produção e produtividades entre outros estudos dos cafeeiros, no Estado de Rondônia. A amostragem é realizada em 42 municípios e 02 distritos com a aplicação de 628 questionários no total. Esses resultados é uma importante ferramenta para que o Estado estabeleça suas políticas públicas e dimensione as principais atividades que serão realizadas no setor, sendo elas a curto, médio e longo prazo. O Estado de Rondônia apresenta crescente potencial produtivo, os materiais genéticos possibilitam uma tendência crescente na produção de sacas de café.