Vacas produzem mais leite em Rondônia com alimentação diferenciada e mudam realidade do campo

Há uns quatro anos faltava leite para abastecer a agroindústria de iogurtes do produtor rural Ademar Eggert e sua família. As vacas só davam de 8 a no máximo 12 litros de leite por dia, aí era uma correria para comprar leite dos vizinhos e manter a produção. Agora, com o suport do governo de Rondônia, tem vaca produzindo até 22 litros. A quantidade de leite abastece a agroindústria e ainda sobra para a venda na cidade e nos municípios vizinhos. São produzidos de 3.600 a 4 mil litros de leite por mês. Saltou de 45 para 160 litros de leite por dia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que aumentar a produção de leite no estado é um compromisso constante do governo, que já conseguiu bons resultados, como é o caso da propriedade do seu Ademar, mas que continua em busca de inovações. O tema foi inclusive uma das pautas da missão governamental em Israel, recentemente, pois o país tem vacas que chegam a produzir até 80 litros de leite por dia.

‘‘O governo de Rondônia reconhece o quanto as técnicas e tecnologias podem transformar a vida dos produtores e da produção de alimentos de Rondônia, por isso investe em ações estratégicas para apoio da pecuária de leite. Rondônia é o maior produtor de leite da Região Norte e o sétimo maior do Brasil. Estamos em busca da alta produtividade para trazer ainda mais qualidade de vida e desenvolvimento’’, enfatizou o governador de Rondônia.
AÇÕES DE APOIO
O governo do estado lançou, em maio deste ano, o Concurso Estadual de Produção de Leite de Rondônia (ConLeite), enfatizando a valorização dessa cadeia produtiva. Também está presente dentro das propriedades de pecuária de leite, o projeto Rufião Móvel, que destaca o cuidado com a saúde ginecológica das matrizes (vacas destinadas a reprodução), utilizando a tecnologia da ultrassonografia, e com consultoria técnica para apoiar os produtores na gestão da propriedade e no manejo alimentar e nutricional do rebanho, por meio do Consultec Leite.
EXEMPLO DE PROPRIEDADE
Ademar Eggert é um bom aluno do projeto do governo de Rondônia, Consultec Leite, desenvolvido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO). A propriedade rural da família está localizada no município de Alta Floresta d’Oeste e é uma unidade demonstrativa de sucesso do Consultec, um exemplo a ser replicado em outras propriedades do estado.

O produtor cumpre muito bem o ‘‘dever de casa’’. É possível acompanhar no caderno de campo Consultec Leite fornecido pela Emater-RO, os cuidados e a atenção dos registros de número de animais, ordenhas, produção diária, clima, irrigação e demais anotações que ajudam a médica veterinária da Emater-RO, Natália Lira, responsável pela consultoria técnica da propriedade, no desenvolvimento de diagnóstico mais preciso e elaboração de plano de ação eficiente e adaptado a cada realidade.
Com o ajuste da irrigação e adubação do pasto da propriedade da família, orientado pela Emater-RO, as vacas passaram a se alimentar melhor e a produzir mais, onde antes era um solo duro e compactado. A gestão da propriedade também passou por aperfeiçoamento. ‘‘Nunca mais o leite fechou no vermelho, agora só fecha no azul, da cor do céu que abençoa a produção, que segue rumo ao progresso a cada dia’’, afirmou o produtor.
VIRANDO A PÁGINA
O caderninho do Consultec Leite não sai da mão do produtor, pois para ele foi um grande incentivador para a “virada” de página de uma realidade difícil para uma vida com mais conquistas e qualidade. O escritório dele é na varanda de casa, onde analisa com atenção cada informação e orientação para colocar em prática. De lá ele tem uma vista privilegiada para a agroindústria ao lado da residência e o pasto com as vacas leiteiras que, além de ser cercado por um jardim florido para agradar a esposa, que ama flores, é ela quem tem nas mãos o segredo para produzir iogurtes tão saborosos.
Chacára da Grota

Ademar Eggert é natural do Espírito Santo, é de família pomerana, mas tem um carinho especial por Rondônia, a terra que acolheu sua família e deu oportunidades para uma vida melhor. Na chácara da Grota, ele construiu um lugar especial para a esposa e os dois filhos e uma trajetória cheia de alegrias.
Além da pecuária de leite com 23 vacas e um touro, e da agroindústria, que inclusive recebeu uma iogurteira de doação do governo de Rondônia, o ambiente é cheio de citros, café, criação de galinha, porcos e peixes, incentivados pela Emater-RO. ‘‘Quando viemos do Espírito Santo não tínhamos grandes coisas, mas para nós foi bom ter vindo há mais de 30 anos para Rondônia. Graças a essa terra, o apoio e o nosso esforço estamos em uma situação boa’’, disse o produtor.
NOVO ESCRITÓRIO DA EMATER-RO
E mais uma conquista para a família do produtor e para todos que produzem em Alta Floresta d’Oeste aconteceu recentemente com a entrega do novo prédio da Emater-RO, composto de uma estrutura moderna, acessível e mais confortável para os servidores e para fortalecer o atendimento aos produtores rurais. O escritório está localizado na Avenida São Paulo, nº 4.106, Bairro Santa Felicidade, e conta com uma recepção acolhedora, sala ampla para atendimento dos produtores, auditório e ambiente para reuniões climatizados, evidenciando, assim a valorização do governo de Rondônia com quem produz no estado.
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
