O governo de Rondônia garante mais três milhões de mudas de café para os produtores
Rondônia segue crescendo na produção de café e o governo do Estado investe na expansão da área plantada com a cultura, para este ano de 2026 o governo está disponibilizando mais três milhões de mudas de café clonal da espécie Robusta, em linhagens selecionadas por suas qualidades agronômicas, como: produtividade, precocidade, e maturação uniforme. As mudas são adquiridas pelo governo do Estado através da Secretaria de Agricultura e entregues aos produtores pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

As mudas do café Robusta Amazônico são produzidas por viveiristas registrados nos órgãos de vigilância fitossanitária
As mudas do café Robusta Amazônico são produzidas por viveiristas idôneos registradados nos órgãos de vigilância fitosanitária e antes de serem disponibilizadas aos produtores são fiscalizadas pela Agencia de Defesa Agrosilvo-Pastoril do Estado de Rondônia, para garantir que são isentas de nematoides e outras pragas e doenças.
Para se habilitar a receber as mudas o agricultor precisa apresentar algumas condicionantes, principalmente terra preparada para receber o plantio, e demonstrar outras condições técnicas, entre elas apresentar certificado de capacitação em café, ou se inscrever e concluir um curso online, oferecido pela Emater-RO. O curso está divido em quatro módulos e ao final de cada módulo o produtor faz uma avaliação para passar para o modulo seguinte e ao final do quarto módulo ele recebe o certificado.

Para garantir que o recurso público está sendo aplicado corretamente, conforme os objetivos definidos na lei (N° 3.968, de 27/12/2016 e do Decreto Estadual (Nº 21.654 de 21/02/2017) que criou o Programa Plante Mais, são exigidos do beneficiário do programa que esteja cadastrado como agricultor familiar, apresente copia do resultado de análise de solo e seja acompanhado pelo assistência técnica, oferecida pelo governo de Rondônia, através da Emater-RO.
Até a data da apuração dessa matéria a Emater-RO já havia entregue 115 mil mudas de café e tem previsão de entrega de três milhões de mudas ainda este ano, diz Luiz Claudio Pereira Alves, presidente da Emater-RO. Para o governo de Rondônia é prioridade oferecer aos agricultores as melhores condições para o desenvolvimento das lavouras, com assistência técnica e crédito orientado, “ o estado pode demonstrar que tem potencial para conservar as florestas que estão em pé, e ao mesmo tempo, garantir renda para o produtor e a produção de alimentos para a população, disse Marcos Rocha, governador do Estado.
Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
