Emater-RO reforça a valorização do trabalho social durante Encontro de Extensionistas Sociais em Ouro Preto do Oeste

O município de Ouro Preto do Oeste sediou, desde ontem (11) o Encontro Extensão Social em Movimento: Diálogos, Práticas e Impactos. Promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o evento reúne extensionistas sociais dos 52 municípios, além de autoridades e convidados, consolidando-se como um importante espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento institucional. O Encontro segue até 14 de novembro debatendo temas de integração e valorização do trabalho social desenvolvido pela instituição em todo o estado.
Realizado anualmente, o encontro tem como propósito fortalecer a atuação dos extensionistas sociais, promovendo a troca de experiências, o cuidado com a saúde e o compartilhamento de práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Entre os temas deste ano está o cuidado com a saúde mental destacando a importância do autocuidado, da escuta empática e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

As discussões abordaram temas como prevenção ao estresse e à síndrome de burnout, impacto das redes sociais, violência e assédio no ambiente de trabalho, e valorização da vida. Em um espaço de acolhimento e diálogo, as extensionistas compartilharam experiências e refletiram sobre a importância de fortalecer vínculos e redes de apoio entre colegas, reconhecendo o papel essencial de quem atua na linha de frente do atendimento às famílias rurais.
INOVAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NA EXTENSÃO RURAL
A inovação no campo e o uso de ferramentas digitais aplicadas à extensão rural e à comunicação também são temas de debate e interação entre os participantes, que incluem apresentações e oficinas sobre ferramentas digitais aplicadas aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de estratégias de comunicação participativa. “As participantes buscam formas de ampliar o acesso à informação, promover a inclusão digital e aproximar as comunidades rurais das políticas públicas por meio da tecnologia”, diz Aldenora Lustosa, assistente social da Emater-RO.
A programação também contará com a Trilha do Conhecimento das Práticas Inovadoras em Movimento, um espaço temático de socialização de experiências exitosas apresentados pelos escritórios regionais, com destaque para ações voltadas à juventude, gênero e intergeracionalidade no campo.
PRIMEIRA INFÂNCIA E PREVIDÊNCIA SOCIAL
A primeira infância no campo é um tema de extrema importância para efetivar o compromisso com o bem-estar rural da família e do futuro de quem tem raízes na vida rural
O tema aborda programas sociais e estratégias de enfrentamento à violência contra crianças em áreas rurais e debate propostas de intervenção que qualifiquem o atendimento socioassistencial, com foco na proteção e no desenvolvimento integral das crianças e famílias do campo.

Ainda no intuito de promover o bem-estar das famílias rurais, os extensionistas debateram a atualização dos serviços previdenciários. “Hoje, em uma parceria pioneira, a Emater-RO atua em conjunto com o INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) levando orientações sobre benefícios e direitos dos trabalhadores rurais, principalmente na efetivação da aposentadoria rural”, explica A diretora vice-presidente da Emater-RO, Renata Rosa de Souza.
VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL
O último dia do encontro, que será realizado nesta sexta-feira (14), está reservado para um debate sobre a vivência no campo. Os extensionistas participarão de uma caminhada para observarem cultivos, interagirem com agricultores locais e desfrutarem de um momento de confraternização com um coffee break e almoço rural com produtos típicos da região, onde terão a oportunidade para refletir sobre os aprendizados, a cultura e o turismo sustentável.
Para o governador Marcos Rocha, o Encontro de extensionistas sociais reforça o compromisso do governo estadual que, por meio da Emater-RO promove o desenvolvimento humano e sustentável das comunidades rurais, além de promover a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas ao trabalho social e à promoção da cidadania no campo. “Investir em quem cuida é investir na base da extensão rural. O trabalho social é o elo que conecta as políticas públicas à realidade das famílias rurais”, destacou o governador
Com uma programação diversificada, o encontro reafirmou que o verdadeiro impacto da extensão rural vai além da técnica; ele nasce do comprometimento, da empatia e do cuidado com as pessoas que constroem diariamente um campo mais justo, produtivo e humano. Ao final do evento, os participantes receberão certificados e lembranças que marcarão esse encontro como mais um passo para o fortalecimento e bem-estar das famílias rurais.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Aldenora Lustosa
EMATER-RO
