Emater-RO fortalece produção agrícola e valoriza cultura indígena em Nova Colina

No dia 14 de agosto de 2025, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou um Dia Especial da Cultura Indígena na Aldeia Iterapi, de Nova Colina reunindo produtores, lideranças indígenas e representantes da comunidade. O evento teve por objetivo valorizar, celebrar e fortalecer a identidade, as tradições e os saberes do povo indígena local, integrando-os às ferramentas de gestão e planejamento das atividades produtivas e das políticas públicas de governo para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia.
O trabalho desenvolvido pela Emater-RO junto aos povos indígenas têm sido intensificado nos últimos anos no intuito de atender à crescente demanda que vem se apresentando nas comunidades, principalmente no que se refere às atividades produtivas. Com a realização do Dia Especial da Cultura Indígena, o povo da Aldeia Iterapi teve a oportunidade de assistir às palestras sobre gestão ambiental e planejamento para o plantio de café clonal, atividade que vem sendo desenvolvida pela comunidade local. “Nós estamos buscando fortalecer a atividade familiar para o cultivo de um café sustentável e de potencialidade comercial”, explica o extensionista da Emater-RO, Cesar Augusto Dutra da Rosa.
Para José Palahv Gavião, morador da aldeia Cacoal e presidente da Cooperativa de Produção e Extrativismo sustentável da Floresta Indígena Vekala Igarapé Lourdes (Coopervekala), as ações de assistência técnica têm feito diferença no cotidiano dos produtores. “Acompanhamento das plantações de café, cacau e outros produtos trouxe avanços significativos depois de 2020. O trabalho da Emater orienta o produtor indígena sobre como plantar e manejar a lavoura, e isso é muito importante para nós”, afirmou.

Palahv explica ainda que a cooperativa indígena se dedica à produção e extrativismo sustentável da floresta e que hoje busca um crescimento alinhado à evolução tecnológica nas suas atividades. “A gente espera que futuramente possamos contar com maquinário agrícola, para mecanizar as roças e diminuir as queimadas. Isso ajuda a combater os incêndios na floresta amazônica e garante maior sustentabilidade”, reforçou o presidente.
APOIO GOVERNAMENTAL
A presença da Emater-RO e do Governo do Estado no apoio à agricultura indígena tem sido de grande relevância para o desenvolvimento produtivo local, especialmente pela inserção de políticas públicas, a exemplo do programa Plante Mais, que já garantiu mudas de café para a aldeia. No entanto, José Palahv observa que ainda há demandas a serem atendidas. “Recebemos mudas de café, mas precisamos também de sementes de milho, feijão e arroz, que são essenciais para a nossa produção. A cooperativa muitas vezes não tem recurso financeiro para isso, e esperamos que o governo amplie esse apoio”, destacou.
O extensionista da Emater-RO, Cesar Augusto, ressalta ser fundamental os serviços de assistência técnica e extensão rural prestados pela instituição para garantir que o conhecimento técnico chegue até as comunidades mais distantes. “A gente sabe da importância do trabalho que a Emater desenvolve junto aos povos indígenas. Estamos falando de produção de alimentos, de sustentabilidade, de acesso à tecnologia e também de respeito à cultura tradicional. O nosso desafio é grande, mas o retorno é muito gratificante”, afirmou.

VALORIZAÇÃO CULTURAL
O Dia Especial da Cultura Indígena realizado pela Emater-RO na aldeia Iterapi foi muito importante também para integrar ações e fortalecer a identidade e tradições do povo indígena. Como forma dessa integração, além das palestras apresentadas pelos extensionistas, foram realizadas apresentações de danças e comidas típicas, destacando a riqueza da tradição do povo Gavião.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Estado tem mantido o compromisso de ampliar as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura indígena. “A agricultura familiar e indígena tem um papel estratégico no desenvolvimento de Rondônia. Nosso governo está empenhado em garantir assistência técnica, insumos e equipamentos para que essas comunidades possam produzir com dignidade e qualidade de vida, preservando suas tradições e contribuindo para o crescimento do estado”, destacou.
O evento reafirmou a parceria entre a Emater-RO, o Governo do Estado e as comunidades indígenas, unindo conhecimento técnico, políticas públicas e valorização cultural. Ao mesmo tempo em que fortalece a produção agrícola, a iniciativa contribui para preservar tradições, fomentar o desenvolvimento sustentável e garantir a participação ativa dos povos indígenas no crescimento econômico de Rondônia.
Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Alan Viana
EMATER-RO
