Diversificação da produção e geração de novas fontes de renda para as famílias do campo

Com a participação de mais de 300 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e autoridades, Machadinho do Oeste sediou, no dia 18 de julho, o 1º Dia de Campo sobre Banana BRS Terra-anã. O evento foi realizado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) no Sítio Capixaba, de propriedade do agricultor Marloni Roberto de Faria, e destacou o potencial da cultivar desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Com a banana BRS Terra-anã o agricultor reduz o uso de defensivos agrícolas e os custos com a produção

O gerente local da Emater-RO, Alessandro Pedrali, destaca que o objetivo do dia de campo foi apresentar uma tecnologia que poderá vir a ser mais uma alternativa de renda aos agricultores. A ideia é diversificar a produção e gerar novas fontes de renda para as famílias do campo, explica Pedrali.

A banana BRS Terra-anã é uma cultivar de menor porte que se destaca pela resistência a doenças como o Mal-do-Panamá e a Sigatoka Negra, reduzindo o uso de defensivos e os custos de produção. Segundo a Embrapa, o fruto pode ser consumido frito, em forma de purê ou agregar outros pratos gastronômicos.

O agricultor Marloni demonstrou grande satisfação com os resultados que vem obtendo com o plantio dessa variedade de banana e ficou feliz em ver tanto interesse no seu plantio. “Fiquei muito feliz em ver tanta gente interessada que já estamos pensando no próximo evento”, diz.

A tecnologia foi apresentada como alternativa para diversificação de renda

Para o governador Marcos Rocha ações como esta, realizada pela Emater-RO em parceria com a Embrapa, são muito importantes para o fortalecimento da agricultura familiar. “Nosso governo tem atuado de forma integrada para levar conhecimento, tecnologia e apoio direto ao produtor rural. Eventos como esse mostram que a união entre pesquisa, extensão e políticas públicas pode transformar realidades no campo”, destacou.

O 1º Dia de Campo sobre Banana BRS Terra-anã contou ainda com o apoio de importantes parceiros, como a Idaron, a Seas, o Sebrae, a Prefeitura de Machadinho do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e a Câmara de Vereadores. A união dessas instituições com a pesquisa e a extensão reforça o compromisso do Governo de Rondônia com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar, promovendo mais oportunidades, renda e qualidade de vida para as famílias do meio rural.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Alessandro Pedrali
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2025/07/20250722-07jul2025-dia-de-campo-banana-terra-ana_-machadinho_alessandro-pedrali-35-1024x691.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2025/07/20250722-07jul2025-dia-de-campo-banana-terra-ana_-machadinho_alessandro-pedrali-35-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,Emater-RO,extensão rural,sustentabilidadeDiversificação da produção e geração de novas fontes de renda para as famílias do campo Com a participação de mais de 300 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e autoridades, Machadinho do Oeste sediou, no dia 18 de julho, o 1º Dia de Campo sobre Banana BRS Terra-anã. O evento foi...