Os produtores realizaram uma entrega simbólica dos produtos da agricultura familiar às autoridades presentes na solenidade de lançamento do PAA

Este ano o governo de Rondônia lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais cedo do que nos anos anteriores, já no mês de janeiro foram disponibilizados seis milhões de reais para a compra direta, sem licitação, de produtos alimentícios diretamente do agricultor familiar. O programa que tem recursos do governo federal e do Estado, é administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) é Executado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Mais de uma centena de produtores e representantes de entidades socioassistenciais prestigiaram o lançamento do PAA ano 2024, realizado na última quinta feira 25 do 01, na sede social da Associação dos Empregados da Emater-RO. Os agricultores demonstraram forte adesão ao programa trazendo um grande volume de produtos, especialmente frutos e verduras, cuja pesagem passa facilmente das 4 toneladas de produtos.

Atualmente estão cadastrados no programa 539 agricultores familiares e 191 entidades assistenciais, para vender seus produtos ao PAA o produtor precisa estar cadastrado como agricultor familiar, este ano o cadastro está aberto desde o inicio de janeiro e pode ser realizado em qualquer escritório da Emater-RO até o dia dois de fevereiro. O programa estabelece como público prioritário mulheres agricultoras, comunidades ribeirinhas, quilombolas, Indígenas e agricultores assentados ou reassentados da reforma agrária. E para receber os produtos adquiridos são cadastradas entidades assistenciais que lidam com público em situação de insegurança alimentar.

São públicos prioritários para o PAA: Mulheres agricultoras, quilombolas, ribeirinhos e assentados da reforma agrária

Durante a solenidade de lançamento do PAA houveram vários pronunciamentos de representantes de produtores e entidades beneficiarias que manifestaram agradecimentos ao poder público pela manutenção deste programa de suma importância para o incentivo a produção da agricultura familiar, disse o agricultor Edson Martins, da comunidade Terra Santa em Porto Velho, já o presidente da Emater-RO afirmou “estar cumprindo a determinação do governador Marcos Rocha, de atender o maior número de agricultores possível”, afirmou Luciano Brandão. Na mesma linha falou o secretário de agricultura Luiz Paulo ao afirmar “ É assim que se trabalha com respeito e dignidade aportando recursos para apoiar o produtor rural, e quem sai ganhando não é só o governo ou o produtor, mas sim toda a sociedade”, disse o secretário.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Emater/Ascom

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/01/20240129-fotos-paa-irene-mendes-2024-7.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2024/01/20240129-fotos-paa-irene-mendes-2024-7-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERNotíciasOs produtores realizaram uma entrega simbólica dos produtos da agricultura familiar às autoridades presentes na solenidade de lançamento do PAA Este ano o governo de Rondônia lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais cedo do que nos anos anteriores, já no mês de janeiro foram disponibilizados...