O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo.

Com um efetivo de 847 empregados a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reforça a necessidade de conscientização e promoção à saúde e incentiva homens e mulheres na detecção precoce e prevenção contra o câncer. A mobilização faz parte do movimento internacional que tem o outubro rosa dedicado às prevenção de câncer de mama em mulheres, e novembro azul, que alerta os homens na prevenção do câncer da próstata. Por meio de palestras organizadas pela autarquia e por entidades parceiras os empregados da Emater-RO terão a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e realizar exames que poderão fazer a diferença no tratamento e na cura se a doença for detectada.

Incentivo por meio de palestras educativas e exames preventivos para detecção precoce da doença.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo e ocupa a primeira posição em mortalidade entre mulheres brasileiras, já, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não melanoma. “Por isso, é fundamental que nós, enquanto gestores, possamos levar essa preocupação a nossos colaboradores e incentivá-los na participação de encontros e palestras educativas e preventivas”, diz o diretor presidente da Emater-RO”, Luciano Brandão.

O governador Marcos Rocha também tem ressaltado em seus pronunciamentos, a importância da busca pela prevenção e faz um alerta às pessoas que procurem fazer seus exames rotineiramente. “É de suma importância que todos os cidadãos realizem exames de prevenção da doença, assim, em caso de descoberta, haverá maior possibilidade de se evitar a proliferação de tumores malignos, quanto mais cedo descobrir, mais fácil será a possibilidade de cura”, diz o governador.

Apoio à entidades parceiras na prevenção contra o câncer.

São várias as secretarias governamentais que estão se mobilizando nessa luta de prevenção contra o câncer e a Emater-RO tem recebido pedido de apoio para que incentive seus empregados a participar de suas palestras educativas sobre o tema. Um exemplo disso foi a visita da equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que levou um convite das palestras que serão realizadas no dia 23, no Palácio das Artes, em Porto Velho, com orientações, serviços de bem-estar e testes rápidos de hepatites B e C, HIV, sífilis e glicemia.

A Emater-RO também já tem uma programação onde estará realizando, às 8h30 da próxima segunda-feira (23), um momento de reflexão à saúde com o palestrante Dr. Peter Felipe, oncologista clínico do hospital São Pelegrino, e no dia 30 seguinte, com a participação da palestrante Dra. Raphaela Gazzoli, urologista do Hospital do Amor, ambas presenciais, na sede da Emater-RO, em Porto Velho. No dia 1º de novembro, será realizada uma live com o palestrante Dr. Potthyer Vieira Rocha, cirurgião oncologista do Hospital do Amor, qua abordará o tema: Saúde masculina com foco na prevenção do câncer da próstata.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/10/20231019-10out2021-28-iutubro-rosa_foto-jessie-perez-dias-1024x768.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/10/20231019-10out2021-28-iutubro-rosa_foto-jessie-perez-dias-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascâncer de mama,câncer de próstata,extensão rural,novembro azul,outubro rosa,prevenção à saúdeO câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Com um efetivo de 847 empregados a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reforça a necessidade de conscientização e promoção à saúde e incentiva homens e mulheres na detecção precoce e...