castanheira nativa utilizada como matriz para produção de mudas através da técnica da clonagem

Mais de cem agricultores e extrativistas da região dos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim e Nova Mamoré estiveram reunidos em um dia de campo sobre coleta e produção da Castanha da Amazônia. Evento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria(Embrapa) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia( Emater-RO)e outros orgãos.

Na linha do desenvolvimento sustentável os pesquisadores vêm trabalhando na produção de tecnologias que possibilitem o cultivo da castanha em escala econômica, para isto selecionaram plantas matrizes e fizeram clonagen de plantas, das quais foram distribuídos alguns exemplares aos participantes do dia de campo. Também desenvolvem técnicas de coleta na floresta com segurança e o melhor aproveitamento dos frutos de castanhais nativos.

Outra questão importante é o modo de armazenamento e secagem das amêndoas, para garantir a qualidade do produto requerida pelos consumidores, tanto no mercado brasileiro quanto dos importadores. A amontoa dos ouriços por muito tempo na mata ou o armazenamento inadequado das amêndoas, apresenta risco de contaminação por fungos que produzem a aflotoxina, toxina fúngica que é o agente infeccioso de diversas doenças graves e pode ser encontrado em alimentos como milho amendoim e nozes, para evitar o problema os extrativistas estão sendo orientados em boas práticas de armazenamento da castanha.

pesquisadora explica técnicas de boas pratica de conservação da castanha da Amazônia

O comercio de amêndoas da castanha da Amazônia, beneficia principalmente a população mais interiorizada, que vivem nas reservas extrativistas e a população indígena que dispõem da maior área de coleta no Estado. A castanha é um produto promotor de justiça social, e que motiva a conservação da floresta, já que é alimento e a principal fonte de renda dos povos indígenas na região.

O governo de Rondônia apoia o desenvolvimento de tecnologias de produção e processamento da castanha como parte do esforço oficial para a conservação florestal e a prestação de assistência e técnica e sócio econômica às populações tradicionais do estado, é nesse contexto que o governador Marcos Rocha tem afirmado “dentre nossas prioridades está o fortalecimento do serviço de assistência técnica e extensão rural, pois [e através da extensão rural que as famílias rurais alcançarão melhor qualidade de vida”.

texto e fotos: Enoque de Oliveira

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230922-castanha-enoque-de-oliveira-set-2023.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/09/20230922-castanha-enoque-de-oliveira-set-2023-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciascastanheira nativa utilizada como matriz para produção de mudas através da técnica da clonagem Mais de cem agricultores e extrativistas da região dos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim e Nova Mamoré estiveram reunidos em um dia de campo sobre coleta e produção da Castanha da Amazônia. Evento realizado pela...