A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em sessão solene realizada no dia 11 de julho deste ano pela Câmara Municipal de Rolim de Moura, recebeu Moção de Aplausos pelo relevante trabalho prestado para o desenvolvimento da cafeicultura na cidade. Além da Emater-RO, foram homenageados personalidade e cafeicultores que ao longo dos anos vem contribuindo e apoiando o fortalecimento da cultura do café.

A cafeicultura de Rolim de Moura vem crescendo a cada ano, com apoio e assistência técnica da Emater-RO, os cafeicultores vem melhorando o seu desempenho produtivo e o resultado é visível dentro e fora do estado. Para atingir esse patamar tão relevante o governo estadual, por meio das ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO, tem ofertado a esses cafeicultores capacitação e tecnologia a fim de proporcionar a melhoria da produção e produtividade dos cafés de Rondônia e tem dado tão certo que muitos dos cafeicultores rondonienses têm se destacado nos grandes eventos voltados para a qualidade do café em grão e em bebida.

Para o governador Marcos Rocha, que vem acompanhado de perto o crescimento econômico e qualitativo do café rondoniense, as ações executadas pela Emater-RO têm sido preponderante para o fortalecimento do estado. “O investimento em boas práticas genéticas, como é o caso das mudas de café clonal, e tecnologia, quem vem sendo trabalhada junto à plataforma global do café, tem permitido que a cadeia produtiva avance ainda mais em Rondônia”, disse o governador.

A Emater-RO foi homenageada pelos serviços prestados ao desenvolvimento da cafeicultura.

A homenagem feita pela Câmara Municipal de Rolim de Moura à Emater-RO e às personalidades e cafeicultores que participaram de concursos de qualidade do café demonstra a satisfação da comunidade com o desempenho do setor agropecuário. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas e da sociedade civil do município, além de cafeicultores premiados nos concursos estadual e internacional.

Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO ressalta que os cafeicultores de Rolim de Moura tem se destacado na cafeicultura e prova disso é que, dos 19 produtores que participaram dos Concursos de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), 18 alcançaram pontuação acima de 80, nível este considerado ideal para cafés especiais, e dois deles se destacaram em concurso internacional, como o senhor Altivo Eduardo Berdes, que ficou em 5º colocado no Concurso Coffee Of The Year, realizado em Belo Horizonte, no ano passado, e Josivaldo Teixeira da Silva que ficou entre os 20 finalistas.

As mulheres também têm se destacado na cafeicultura e dona Eunir Laurentino é uma delas, sendo classificada entre as 20 melhores do Brasil, no concurso “Florada Premiada”. “Este reconhecimento por parte do poder legislativo municipal é uma forma de incentivar e homenagear produtores e técnicos para continuarem com foco na produção de cafés de qualidade”, ressalta o extensionista da Emater-RO local, Marcelo Lopes.

Fotos: Rafael Teles

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230719-07jul2023-11-mocao-de-apaluso-produtores-cafe_rolim-de-moura_rafael-teles-3-1024x717.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230719-07jul2023-11-mocao-de-apaluso-produtores-cafe_rolim-de-moura_rafael-teles-3-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,café de Rondônia,cafeicultura,extensão ruralO investimento em boas práticas genéticas e tecnologia tem permitido que a cadeia produtiva avance ainda mais em Rondônia. A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em sessão solene realizada no dia 11 de julho deste ano pela Câmara Municipal de Rolim de Moura, recebeu Moção de...