Realizado nesta última sexta-feira (7), o dia especial sobre piscicultura reuniu criadores de peixes e interessados na cultura que mais cresce na região. O evento foi realizado na Chácara Ana Carine, de propriedade do piscicultor José Rodrigues das Chagas, localizada no Assentamento Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari, com o objetivo de apresentar as técnicas de produção e atrair novos empreendedores para o segmento.

Candeias do Jamari, distante cerca de 25 quilômetros da capital Porto Velho, vem ganhando força na atividade piscícola com grande desempenho na cadeia produtiva do estado, e hoje, com 75 piscicultores ativos e 300 hectares de lâmina d’água, está produzindo, em média, 1.800 toneladas de pescado. Para o gerente local da Emater-RO, Maciel Félix, esse sucesso se deve à perseverança do produtor que vem buscando, junto da Emater, alternativas para gerar renda e aumentar o lucro com a atividade. “Nós temos um grupo que a cada 60 dias adquire a ração em conjunto, a preço de 30% abaixo do valor de mercado”, explica o gerente.

Produção de 1.800 toneladas de pescado em 300 hectares de lâmina d’água.

De acordo com o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, o dia especial é uma das metodologias de assistência técnica e extensão rural que tempo objetivo integrar os produtores rurais ao mesmo tempo em que oportuniza o interesse de novos pela cultura, levando o conhecimento, a técnica e a prática da atividade. “A Emater-RO, por meio das políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado, tem incentivado a adoção de práticas tecnológicas e manejo adequado com a finalidade de obter uma produção lucrativa que resulte também em produtos de alta qualidade e com isso, temos conseguido projeção tanto no mercado interno quanto externo.”

Para o governador Marcos Rocha que participou recentemente da feira de tecnologias e negócios da cadeia de pescados do Brasil, em Santa Catarina, Rondônia está pronta para adentrar no radar nacional e internacional no quesito produção de peixes. “Nosso estado é líder na produção do tambaqui e ocupa a terceira posição como maior produtor de peixes no ranking nacional geral”, diz o governador, citando que esse dado foi apresentado no anuário de piscicultura 2022, da Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe-BR.

O Dia Especial sobre piscicultura foi realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Emater-RO, em parceria órgãos como Sedam, Idaron, Senar e Embrapa, além da Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e comércio local. No intuito de atrair novos produtores para a atividade, a Emater-RO já programou novas turmas que participarão de cursos de beneficiamento e processamento de pescado, visando a comercialização da produção local.

Fotos: Nicolly Galvão

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230710-07jul2023-078-dia-especial-piscicultura_candeias-do-jamari_nicolly-galvao-6-1024x717.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/07/20230710-07jul2023-078-dia-especial-piscicultura_candeias-do-jamari_nicolly-galvao-6-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciascadeia produtiva do peixe,extensão rural,pisciculturaO dia especial tem por objetivo integrar os produtores rurais ao mesmo tempo em que oportuniza o interesse de novos pela cultura. Realizado nesta última sexta-feira (7), o dia especial sobre piscicultura reuniu criadores de peixes e interessados na cultura que mais cresce na região. O evento foi realizado na...