O papel da ouvidoria é contribuir na mediação de conflitos entre o cidadão e as instituições governamentais.

Gestores do Centro Gerencial da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) estiveram reunidos nesta semana, na sede da autarquia, em Porto Velho, com a ouvidoria geral do estado para falar sobre o papel do canal e sua importância para o desenvolvimento das atividades de gestão pública. O ouvidor do Estado, Erasmo Meireles e Sá, mais conhecido por coronel Meireles, foi recebido pela presidente-RO, Luciano Brandão, que acompanhado da vice-presidente Rosa Rosa de Souza, falou da importância da plataforma e das ações da ouvidoria para o bom andamento da instituição e da prestação de serviços ao cidadão.

A ouvidoria é um canal direto de atendimento ao cidadão, seja ele servidor público, seja cidadão, beneficiário ou não. Seu papel é contribuir na mediação de conflitos entre o cidadão e as instituições governamentais, tendo por fundamento a ética, a eficiência, o sigilo, a boa-fé e a transparências nas relações entre governo e sociedade.

É preciso saber lidar com as emoções e interagir tanto com o colega de trabalho, como com o público de uma forma geral.

Em conversa com os gestores, o coronel Meireles falou da importância no tratamento das pessoas e da necessidade de se saber lidar com as emoções e interagir tanto com o colega de trabalho, como com o público de uma forma geral, salientando que qualquer pessoa pode se manifestar seja se identificando ou de forma anônima. “A ouvidoria está sempre aberta para receber as reclamações, denúncias, sugestões e até mesmo elogios”, disse o ouvidor.

Para o governador Marcos Rocha, a Ouvidoria Geral do Estado tem um importante papel de intermediação, participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, principalmente para que se tenha a possibilidade de melhorar no que pode não estar dando certo e melhorar ainda mais o que está. “A ouvidoria é de extrema importância que o cidadão tenha um canal à sua disposição para que ele possa se expressar e dar a sua sugestão sobre a administração pública em todos os órgãos do estado, seja na Saúde, seja na Educação ou seja na Emater”, diz.

Na Emater-RO, esse canal está disponível por meio do Fala BR, plataforma que integra a ouvidoria para dar voz àqueles que necessitam de um atendimento com relação ao órgão. O ouvidor responsável, Tarcísio Batista Mendes, falou que a plataforma está disponível no site da Emater-RO, podendo ser acessada pelo link do Portal Fala BR ou via telefone pelo número 0800-647-7071.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes e Wania Ressutti
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

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