café da luz cacoal

 

A cafeicultura chegou a Rondônia com a colonização, as primeiras sementes plantadas no estado foram da espécie Cófea Arábica, trazidas pelos primeiros migrantes vindos do Paraná, dizem moradores antigos da região central do estado, mas se consolidou com a espécie Coffea Canephora, que chegou ao estado pelas mãos de migrantes capixabas, esta espécie resistente a baixas altitudes e mais tolerante a pragas e doenças, dominou os cultivos no estado, e evoluiu para superar em qualidade até o café produzido em sua região de origem, o Espirito Santo.

E é justamente do Espírito Santo que veio o agricultor campeão de qualidade e sustentabilidade do café rondoniense no ano de 2022 (Concafé 2022), o senhor João da Luz, que veio para Rondônia em 1986, ainda recém-casado com a senhora Nilcineia Rubim. O casal se instalou no lote 55 da linha 12 em Cacoal, desde o inicio a propriedade possui uma produção diversificada com grãos alimentares e criação de gado de leite, café e mais tarde ampliada com a piscicultura e apicultura.

A família do agricultor recebe assistência técnica da Emater-RO desde os anos oitenta e foi incentivada a mudar suas lavouras convencionais, originadas de sementes, para o cultivo de clones. Em 2014 o agricultor recebeu e plantou 2500 mudas de café clonal, investiu em irrigação, seguiu a orientação técnica e continuou a renovação da lavoura com mudas clonais, em 2017 se inscreveu pela primeira vez no Concafé e já em 2019 conseguiu se classificar em décimo quarto lugar e em 2021 alcançou a terceira colocação no concurso, na modalidade café fermentado, levando como premio um torrador industrial de café.

Cafe robusta
Café Robusta resistente a baixa altitude e mais tolerante a pragas e doenças do que o Café Arábica

A coroação do trabalho dedicado, com esforço e investimento de toda a família, veio com o premio de primeiro lugar no Concafé 2022, a premiação, um trator LS cafeeiro cabinado com ar condicionado, avaliado em 300 mil reais, que foi entregue pelo governo de Rondônia e patrocinadores na propriedade do seu João da Luz, na data escolhida para inauguração de sua torrefadora de café, a agroindústria familiar Café da Luz. O Concafé é apenas mais um exemplo esforço do governo para incentivar a produção rural e dar visibilidade aos produtos de Rondônia, tem dito o governador Marcos Rocha.

Agora o Sitio Coração de Mãe, nome da propriedade do seu João da Luz, entrou no novo mercado de café fino e também pro circuito de turismo rural no município de Cacoal. Porque a propriedade abriu suas porteiras para receber apreciadores de cafés especiais e produtos agroecológicos.

 

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Raine Andrade

Emater-RO / Ascom

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230427-familia-da-luz-ganhadora-do-comcaf-fotos-rainer-andrade.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230427-familia-da-luz-ganhadora-do-comcaf-fotos-rainer-andrade-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notícias  A cafeicultura chegou a Rondônia com a colonização, as primeiras sementes plantadas no estado foram da espécie Cófea Arábica, trazidas pelos primeiros migrantes vindos do Paraná, dizem moradores antigos da região central do estado, mas se consolidou com a espécie Coffea Canephora, que chegou ao estado pelas mãos de...