povo surui em frente oca cacoal fotos Robson Paiva
Indígenas Suruí que cultivam café no município de Cacoal

Três dos cinco produtores premiados no concurso qualidade do café robusta amazônico de Rondônia (Concafé) no ano de 2022 são agricultores de etnias indígenas, Aruá e Suruí, que cultivam café de modo agroecológico. As premiações demonstram a competência desses agricultores e revelam a importância da assistência técnica prestada pela Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural (Emater-RO), para o desenvolvimento de uma agricultura indígena de escala econômica e sustentável.

O governo de Rondônia por meio da Emater-RO elaborou projeto de assistência técnica e social à população indígena, para atender diferentes demandas dessa população, em áreas como: acesso a energia elétrica pela via convencional ou pela produção de energia solar, e principalmente a produção de alimentos e também o apoia à comercialização dos excedentes de produção.

Os indígenas de Rondônia têm como principal ocupação a agricultura de subsistência, no entanto esse costume vem evoluindo para incorporar culturas agrícolas comerciais como é o caso da lavoura do café, que vem se destacando nas aldeias dos povos Paeter Suruí, Aruá, Arara e Gavião, entre outros.

No projeto elaborado para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deste ano está previsto o cadastramento de famílias indígenas como fornecedoras de alimentos para o programa, e melhor que isto, os produtos adquiridos poderão ser doados simultaneamente às famílias em vulnerabilidade alimentar da própria comunidade, porque se tem observado através de diagnósticos sociais que são as populações tradicionais as que mais enfrentam quadros de insegurança alimentar, diz Arnaldo Brito, responsável pelo PAA no âmbito da Emater-RO.

indigenas-café-Robson-cacoal
Governo entrega mudas de café clonal a indígenas da etnia Arara

No Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia 2022 três posições no pódio foram para produtores indígenas, o 3º lugar foi para foi para Wilson Suruí da Terra indígena Sete de Setembro em Cacoal, o quarto lugar para Maria Aruá da terra indígena Rio Branco em Alta Floresta e o quinto lugar foi para Tawã Aruá da Terra indigena Rio Branco.

“O café produzido em Rondônia se destaca em todos os quesitos, do plantio à colheita. Exemplo disso, é o café robusta amazônico produzido de forma sustentável e que ao longo dos anos tem conquistado vários prêmios, colocando nossos cafeicultores em evidencia” disse o governador Marcos Rocha, quando da solenidade de premiação do Concafé. O concurso é uma iniciativa do governo de Rondônia, elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura executado pela Emater-RO.

 

Texto: Enoque de Oliveira

Fotos: Robson Paiva

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230418-indigenas-em-lavoura-de-caf-cacoal-robson-paiva.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/04/20230418-indigenas-em-lavoura-de-caf-cacoal-robson-paiva-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaCaféDestaquesNotíciasUltimas notíciasTrês dos cinco produtores premiados no concurso qualidade do café robusta amazônico de Rondônia (Concafé) no ano de 2022 são agricultores de etnias indígenas, Aruá e Suruí, que cultivam café de modo agroecológico. As premiações demonstram a competência desses agricultores e revelam a importância da assistência técnica prestada pela...