Valorização e incentivo à produção e comercialização agrícola.

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e incentivar a geração de renda entre os agricultores familiares, o governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), entregou nesta sexta-feira (31), 461 barracas e 461 balanças digitais para que feirantes possam comercializar seus produtos. O material foi adquirido por meio de emenda parlamentar e vem somar às ações de valorização da produção agrícola incentivando a comercialização de alimentos produzidos pelos produtores rondonienses.

Em 2021, através de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado, as feiras livres foram consideradas atividades essenciais no estado. O projeto ganhou apoio do governador Marcos Rocha que entende que os produtos produzidos pela agricultura familiar são essenciais e complementam uma boa alimentação, sendo importante também para o fortalecimento da economia do estado “A minha vontade é fazer gestão junto às prefeitura e quem sabe, um convênio para adquirir novas barracas até para que nossas feiras possam virar um local turístico”, disse o governador, enfatizando que irá continuar trabalhando para fortalecer as famílias no campo.

Foram entregues cinco veículos pick-ups utilitários para serem utilizados nas ações de Ater.

O kit para feirantes conta com recursos financeiros na ordem de R$ 1.442.682,00 advindos parte de emenda impositiva do então deputado federal Mauro Nazif e parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de contrapartida, da Emater-RO. Os 461 kits serão distribuídos em 12 municípios, aprimorando a qualidade e higiene dos produtos comercializados.

Além dos kits para feirantes, foram entregues cinco veículos pick-ups utilitários para serem utilizados nas ações de assistência técnica e extensão rural, com um investimento para sua aquisição na ordem de R$ 505.000,00. Esses veículos serão repassados aos escritórios da Emater dos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vale do Paraíso, Teixeirópolis e Buritis, dando continuidade às ações que vem sendo desenvolvidas nessas regiões

Também foram repassados aos escritórios regionais da Emater-RO caixas de som com tripé e microfone sem fio, para auxiliar as ações dos extensionistas da Emater-RO nas atividades de campo. “Cada regional receberá dois kits, cada um deles composto por uma caixa de som, um tripé e dois microfones sem fio para dar assistência aos escritórios de sua região e fortalecer as políticas públicas que vem sendo desenvolvida pelo governo estadual para fortalecimento da agricultura familiar”, explicou o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230404-03mar2023-31-entrega-de-ki-feirantes-irene-mendes-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230404-03mar2023-31-entrega-de-ki-feirantes-irene-mendes-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura,entrega de veículos,extensão rural,feirantesCom o objetivo de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e incentivar a geração de renda entre os agricultores familiares, o governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), entregou nesta sexta-feira (31), 461 barracas e 461 balanças digitais...