Garantia água limpa e de boa qualidade para esta e para as futuras gerações.
Garantia água limpa e de boa qualidade para esta e para as futuras gerações.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da agricultura (Seagri)  e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) realizou, no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste, um encontro engenheiros agrônomos que atuam na extensão rural para nivelamento de ações que visam a regularização e fortalecimento das agroindústrias familiares. O objetivo é dimensionar o sistema de tratamento de efluentes agroindustriais provenientes de processamento de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal da agricultura familiar de Rondônia, buscando estudos e tecnologias que possam garantir agua limpa e de boa qualidade para esta e para as futuras gerações.

A agroindústria familiar é uma alternativa para o desenvolvimento rural, contribuindo com a geração de renda através do processamento de alimentos com redução de perdas da produção. O governo de Rondônia tem se empenhado em oferecer incentivos como o programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (Prove) acompanhado de assistência técnica direta aos agroindustriários familiares, que além de fortalecer a família no campo, traz um incremento da economia estadual.

03mar2023-23_Agroind-Famil--Latic-Margori-OPO-Lh-37-Km12-Irene-mendes-(19)
A agroindústria familiar é uma alternativa para o desenvolvimento rural.

Para o governador Marcos Rocha, é preciso fortalecer essas ações voltadas para o desenvolvimento econômico do Estado, de forma a garantir a geração de emprego e renda para família no campo. “Temos trabalhado junto com a Seagri e a Emater, as políticas públicas de desenvolvimento da agricultura de nosso estado, e o fomento voltado para o fortalecimento da agroindústria tem sido uma de nossas ações mais efetiva”, disse.

Endossando as palavras do governador, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão enfatiza que a autarquia tem cumprido à risca a determinação do governo estadual. “Os programas de governo fomentados pela Seagri têm sido de grande importância para esse fortalecimento da agroindústria e para a melhoria da qualidade de vida da
família rural”.

A capacitação dos extensionistas da Emater-RO contou com a professora Me. Edilene da Silva Pereira, do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), que abordou o tema Nivelamento em dimensionamento e operação de sistema de tratamento de efluentes da agroindústria familiar do estado de Rondônia. A meta, segundo o plano de trabalho apresentado pela gerente técnica da Emater-RO, Flavia Ferreira da Costa Carvalho, está em adquirir conhecimento das tecnologias de tratamento e avaliar, na prática, alguns sistemas de tratamento, entre outros.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230327-03mar2023-23_coleta-amostra-d-efluente-da-agroind-lab-qualita-irene-mendes-10-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230327-03mar2023-23_coleta-amostra-d-efluente-da-agroind-lab-qualita-irene-mendes-10-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,Agroindústria,assistência técnica,extensão ruralO governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da agricultura (Seagri)  e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) realizou, no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste, um encontro engenheiros...