A 63ª Assembleia da Asbraer contou com 25 das 28 associadas presentes.

Nos dias 16 e 17 de março de 2023 aconteceu a 63ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). A finalidade foi dialogar com entidades do Governo Federal e eleição da nova diretoria da associação para o quadriênio 2023-2027.

A 63ª Assembleia da Asbraer foi um dos eventos mais prestigiados com 25 das 28 associadas presentes, além de outras que buscam associar-se, e participação do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Embrapa, parlamentares e secretários de estado.

O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, abriu a reunião dando um panorama geral de sua gestão. “Nos últimos anos a Asbraer cresceu e aumentou seu protagonismo. Quando ampliamos o escopo da Asbraer para pesquisa agropecuária e regularização fundiária, a FAO ligou e parabenizou pelo fortalecimento da instituição que estamos promovendo”, afirmou.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, ocupará o cargo de vice-presidente da Asbraer pela segunda vez.

O segundo dia de assembleia foi dedicado à interação entre as associadas com eleição da nova diretoria da instituição para o quadriênio de 2023-2027. Foram apresentadas duas chapas sendo a chapa eleita formada por Natalino Avance (IDR-Paraná), à presidência da Asbraer; Luciano Brandão (Emater/RO), à vice-presidência nacional e Gilson dos Anjos (Emdagro/SE), à vice-presidência nacional de pesquisa.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Cláudio Bortolini, Emater/MG, Loislene Trindade, Emater/DF e Diniz Dias, IDR-Paraná como titulares sendo Cláudio Bortolini o presidente do Conselho Fiscal e Daniel Pinto, IDAM/AM, Sandro Montenegro, Agerp/MA e Célio Haverroth, Bahiater/BA como suplentes.

As vice-presidências regionais ficaram: vice-presidente da região Centro-Oeste Renaldo Loffi (Empaer/MT) com suplência da Emater/DF, vice-presidente da região Norte Washington Ayres com suplência do IDAM/AM, vice-presidente da região Nordeste César Oliveira (Emater/RN) com suplência da Bahiater/BA, vice-presidente da região Sul Christian Lemos (Emater/RS) com suplência da Epagri/SC, vice-presidente da região Sudeste Otávio Maia (Emater/MG) com suplência da Emater-Rio. A diretora executiva da Asbraer, Mariana Matias, foi reconduzida ao cargo.

O presidente eleito da Asbraer, Natalino Avance, agradeceu a confiança e afirmou que atuará para resgatar a imagem das instituições de ATER, pesquisa e regularização fundiária. “A Asbraer vai ser fundamental nesse processo,quer na promoção de capacitação, quer na articulação com governos e organizações internacionais, quer no diálogo com todos os atores políticos”, afirmou. Para ele, o trabalho no resgate e reconstrução da ATER Pública será o ponto-chave para os próximos anos.

Mais detalhes sobre a 63ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, acesse aqui:

Fonte: Juliana Silva
Ascom / Asbraer

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230317-63-ago-eleicao_002-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/03/20230317-63-ago-eleicao_002-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasNos dias 16 e 17 de março de 2023 aconteceu a 63ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). A finalidade foi dialogar com entidades do Governo Federal e eleição da nova diretoria da associação para...