silagem-Rayne-2023
`Fundo Proleite e Programas de governo fornecem equipamentos de apoio a produção

Produtores de leite da região da BR 429 participam do projeto consultec e implantam novos modelos de manejo de pastagem e arraçoamento do rebanho, no município de São Francisco do Guaporé os técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), têm orientado os agricultores familiares a utilizar o Capiaçu para produção de silagem, aproveitando desta forma o grande volume de massa verde disponível nessa época do ano para fazer estoque de forragem para o período seco.

Os produtores já dominaram a técnica de ensilagem em silos de superfície, que utiliza apenas lonas plásticas e um produto indutor de fermentação, materiais de baixo custo, que facilitam a proteção e armazenamento da forragem, o capim picado fica fermentando na ausência de oxigênio embaixo da lona, vedada apenas com terra jogada sobre as bordas, por um período de noventa dias ou até que chegue o período seco, quando aumenta a necessidade de arraçoamento dos animais no cocho.

Os equipamentos fornecidos pelo governo do Estado às prefeituras e associações de produtores rurais, através de recursos do proleite e de emendas parlamentares, para apoiar a produção leiteira, como tratores, carretas e ensiladeiras entre outros, tem contribuído para a manutenção da atividade leiteira, em áreas menores e para o aumento da produtividade de leite, tanto de litros por vaca quanto por hectare.

foto-Rayne-Sao-Francisco-2023
O extensionista rural orienta o produtor em todas as etapas da produção

Programas do governo de utilização de técnicas modernas de produção, orientadas pelos extensionistas da Emater-RO, ajudam os produtores não apenas na melhoria da produção de leite por vaca dia, mas também na eficiência reprodutiva, aumentando significativamente a renda das famílias produtoras, pela venda de mais leite e bezerros.

Outro beneficio da ação do estado através da assistência técnica é para o meio ambiente, porque com a possibilidade de se criar mais animais em uma área menor, e com o uso da tecnologia, ao mesmo tempo se diminui a pressão por aberturas de novas áreas de floresta para formação de pastagem. É o que se observa no campo e que nem sempre é percebido pelos produtores, que ficam empolgados com os ganhos de produção e adoção de novas técnicas, como observamos nas falas dos agricultores Joilson, Osvaldo e da senhora Eliana Gaudêncio, todos criadores de gado de leite em São Francisco do Guaporé, e que também plantam capiaçu e milho para silagem, orientados pelo extensionista Ilson Lemos, da Emater-RO.

Texto: Enoque de Oliveira
fotos: Rayne Andrade

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230208-compactao-de-silagem-sao-francisco-foto-rayne.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230208-compactao-de-silagem-sao-francisco-foto-rayne-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasleiteProdutores de leite da região da BR 429 participam do projeto consultec e implantam novos modelos de manejo de pastagem e arraçoamento do rebanho, no município de São Francisco do Guaporé os técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), têm orientado os agricultores...