reunião-sec-municipais-de-agricultura-Raine-Andrade-jan-2023--1
secretários municipais de todo o Estado reunidos com autoridades estaduais e federais do setor agrário

Na tarde desta segunda feira, 30 de janeiro, os secretários municipais de agricultura de quase todos os municípios de Rondônia se reuniram na Federação da Agricultura (Faperon) com autoridades do setor, secretário de agricultura, presidente da Emater-RO e Superintendente do Ministério da Agricultura no Estado para debater e alinhar as necessidades dos municípios com as diretrizes da política agrícola do estado neste novo mandato do governador coronel Marcos Rocha.

Os secretários municipais apresentaram seus questionamentos principalmente em relação o repasse de máquinas e equipamentos para as secretárias municipais e para associações de produtores, através de emendas parlamentares que ás vezes não atende ao objetivo proposto pela falta de algum implemento, haja vista que estas máquinas e equipamentos são de uso combinado, não adianta, por exemplo receber uma um trator equipado com uma ensiladeira, se não tiver uma carreta de transporte para receber o produto colhido, disse o secretário de Itapuã do Oeste.

O presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) esclareceu sobre a necessidade de receber informações sobre a utilização dos equipamentos repassados aos municípios, pois é importante  que se cumpra os programas de trabalho e se alcance as metas estabelecidas nos convênios, porque para o governador coronel Marcos Rocha, “as secretarias municipais de agricultura são uma extensão da política agrícola do Governo do Estado nos municípios”.

Na oportunidade o presidente Luciano Brandão anunciou que deverá encaminhar projeto para ampliação do quadro de pessoal da Emater-RO, que se encontra defasado, para melhor atender os produtores e apoiar as secretarias municipais,  e informou da aquisição de 400 barracas de feiras que estão sendo adquiridas com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Dr Mauro Nazif, para atender alguns municípios.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Rainer Andrade

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230201-reunio-sec-municipais-de-agricultura-raine-andrade-jan-2023.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230201-reunio-sec-municipais-de-agricultura-raine-andrade-jan-2023-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesNotíciasUltimas notíciasNa tarde desta segunda feira, 30 de janeiro, os secretários municipais de agricultura de quase todos os municípios de Rondônia se reuniram na Federação da Agricultura (Faperon) com autoridades do setor, secretário de agricultura, presidente da Emater-RO e Superintendente do Ministério da Agricultura no Estado para debater e alinhar...