fotos-Rainer-regional-PVH-reunião
gerentes locais e supervisores regionais e direção alinham programação para o ano de 2023

Os agricultores familiares rondonienses atendidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), são orientados a aproveitar a abundancia de forragem produzida no período chuvoso para estocar alimentos de alto teor nutritivo para o rebanho, na forma de silagem, para fornecimento aos animais durante o período de escassez de pastagem. Essa prática agrícola tem recebido adesão de produtores de leite de todo o Estado, desde Cabixi, no cone sul, até o Distrito de Nova California, na divisa com o estado do Acre.

Varias espécies de gramíneas de porte alto se prestam à produção de silagem, a Emater-RO tem indicado especialmente a variedade BRS Capiaçu, forrageira desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), que produz até 100 toneladas de massa verde por corte, e tem possibilidade de produção de dois a cinco cortes por ano. Também, orienta a prática tradicional de produção da silagem de milho, que tem menor volume de massa, mas possui maior valor nutricional.

No município de Cabixi, no cone sul rondoniense, o produtor rural Ailton Lopes da Silveira orientado pelo extensionista Eliandro Perini está colhendo três hectares de milho para produção de silagem, a expectativa dele é produzir 130 toneladas de forragem para alimentar suas 20 vinte vacas leiteiras, e evitar quedas bruscas de produção com a chegada do período seco e a escassez de pastagem verde. Com o fornecimento da silagem no cocho, o produtor pode manter estável a produção média de 140 litros de leite dia, durante todo o ano, diz Perini.

O governo de Rondônia tem apoiado os produtores rurais com ações positivas, através do fornecimento de máquinas e equipamentos para prefeituras municipais e associações de agricultores, entregando os equipamentos em regime de comodato ou através de convênios para fomentar a produção rural, são máquinas usadas no preparo do solo, como tratores e implementos, equipamentos para produção de forragem, ensilagem e de processamento da produção entre outros.

A busca pela eficiência na produção agropecuária não para, todos os anos são lançados novos programas e projetos para dinamizar a atividade. A pecuária leiteira, atividade rural que reúne o maior numero de agricultores familiares no Estado, conta com o Fundo Proleite, mantido com um por cento da receita estadual sobre a produção de leite comercializada pelos laticínios, e fomenta a atividade não apenas com a aquisição de equipamentos, mas também com capacitações e ações de assistência à produção.

Os programas de melhoramento genético, manejo de pastagens e produção de silagem, contribuíram para o aumento da produtividade média de leite por vaca dia, de um pouco mais de três litros no inicio do Proleite para cinco litros e meio em 2022, segundo relatório da gerência de planejamento da Emater-RO. Mesmo com todo esse esforço e bons resultados obtidos ainda é necessário muito trabalho para melhorar a renda dos produtores e para isto já está em operação o projeto Rufião, que vai melhorar a eficiência reprodutiva dos rebanhos através do monitoramento de gestações, para diminuir os intervalos entre partos, e aumentar o período de lactação, em consequência a melhoria da rendo do produtor pela venda de mais leite e de bezerros.

Texto: Enoque de Olivera
Fotos: Rainer Andrade

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230201-fotos-rayner-jan-2023-reunio-reg--pvh.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2023/02/20230201-fotos-rayner-jan-2023-reunio-reg--pvh-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasOs agricultores familiares rondonienses atendidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), são orientados a aproveitar a abundancia de forragem produzida no período chuvoso para estocar alimentos de alto teor nutritivo para o rebanho, na forma de silagem, para fornecimento aos animais...