A meta para 2023 é ampliar o atendimento sem perder sua eficiência e eficácia no atendimento.
A meta para 2023 é ampliar o atendimento sem perder sua eficiência e eficácia no atendimento.

A diretoria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reuniu o seu Conselho de Administração nesta segunda-feira (12), na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), para discutir as ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para o exercício de 2023 no estado de Rondônia. Aprovado por unanimidade, os serviços de Ater apresentados deverão chegar às mais de 140 mil atendimento. As ações deverão beneficiar cerca de 40 mil propriedades assistidas diretamente pela autarquia

O Conselho de Administração da Emater-RO é um órgão colegiado presidido pelo titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que hoje tem à frente o secretário Luiz Paulo da Silva Batista. Também integram o conselho, os titulares das pastas de Finanças (Sefin), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), e de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), além do representante dos empregados eleito pela categoria. A esse colegiado, compete aprovar, orientar e controlar as ações administrativas da autarquia.

O Proater é o programa que norteia as ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) voltadas para a agricultura familiar e foi levado à avaliação do Conselho de Administração pelo diretor-presidente da Emater-RO, José de Arimatéia da Silva, acompanhado de sua equipe. Antes de iniciar o processo de votação, o diretor técnico em exercício, Luciano Brandão fez a apresentação informando aos conselheiros as perspectivas para o próximo ano.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Os serviços de assistência técnica e extensão rural são prestados às famílias rurais desde 1971, com a finalidade de se organizar e desenvolver o setor econômico da agricultura familiar no estado. O programa desenvolvido para o próximo ano vem com o objetivo direcionado a prestar assistência técnica de forma a atender três pilares: o econômico, o ambiental e o social, buscando incentivar o público a tornar suas propriedades econômicas de forma sustentável e tecnológica.

Com 74 unidade operacionais a Emater-RO possui a maior capilaridade do estado.
Com 74 unidade operacionais a Emater-RO possui a maior capilaridade do estado.

A Emater-RO está fisicamente representada em 52 municípios e 22 distritos, totalizando 83 unidades operacionais ativas, o que a torna o órgão de maior capilaridade do estado. Atualmente assiste diretamente em torno de 40 mil famílias e de forma estratificada, mais de 10 mil famílias cadastradas para resultados, ou seja, as que atingem a meta estabelecidas pela Emater que resulta em mais de 140 mil atendimentos.

Para o ano de 2023, a meta é ampliar o atendimento em cinco por cento sem perder sua eficiência e eficácia no atendimento dos serviços de Ater, que hoje assiste cerca de 40% das propriedades de agricultura familiar existentes no estado. “Mas nós podemos aumentar nossa capacidade de atendimento se aumentarmos o número de técnicos de campo. Hoje temos alguns escritórios que estão com quadros reduzidos, necessitando de reestruturação de mão de obra”, diz o presidente da Emater-RO, José de Arimatéia.

Outra necessidade urgente está na instalação de novos escritórios, principalmente nas áreas mais distantes, como os distritos de Surpresa, na região do Vale do Rio Guaporé, Nazaré e São Carlos, estes últimos a beira do Rio Madeira. São regiões onde existem agricultores necessitando de assistência técnica para produzir, mas hoje, sem a estrutura de um escritório nessas localidades a Emater-RO não consegue atender as famílias dessas localidades.

Por fim, passou-se aos pronunciamentos e votação do conselho que aprovou por unanimidade o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para o próximo exercício, com elogios à transparência e ao detalhamento das metas apresentadas.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/12/20221213-proater-2023_dez-irene-mendes_004-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/12/20221213-proater-2023_dez-irene-mendes_004-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,assistência técnica,extensão rural,extensão rural. agricultura familiarA diretoria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) reuniu o seu Conselho de Administração nesta segunda-feira (12), na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), para discutir as ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) para o exercício de 2023 no estado de...