Consultec orienta manejo de rebanho e pastagem na pecuária leiteira

Governo de Rondônia deu início ao projeto de Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec), que vai auxiliar o produtor rural de Rondônia a implantar um novo modelo de administração da produção de leite que pode resolver o problema do desequilíbrio entre custo e receita na produção leiteira.

No município de Candeias do Jamari os produtores de leite já estão recebendo assistência técnica especializada para melhorar a produção e a rentabilidade do produtor, oferecida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

A autarquia está cadastrando os produtores e capacitando seus técnicos em todos os municípios do estado para atuarem de modo coordenado nas ações de melhoria da produção leiteira. A princípio serão 30 propriedades por escritório local, onde o técnico capacitado fornecerá assistência técnica intensiva, e uma destas propriedades terá o status especial de unidade de referência, um modelo para as demais propriedades.

UNIDADES REFERENCIAIS

Na área conhecida como bacia leiteira, na zona rural de Candeias do Jamari, o produtor Osmano José Ramos colocou sua propriedade a disposição do projeto Consultec para ser usada como unidade de referência. Ao todo, serão 73 unidades referenciais distribuídas nos 52 municípios do estado, que irá funcionar como uma espécie de vitrine tecnológica para outros produtores.

O Consutec não impõe um modelo padronizado para todas as propriedades participantes, a consultoria técnica analisa as condições de cada produtor para implantar o modelo tecnológico mais adequado à propriedade. No caso do produtor Osmano, os técnicos ainda estão definindo o modelo ideal, mas já se sabe que a propriedade irá reduzir custos com insumos externos e de mão de obra, exigida para a produção de forragem. Atualmente o produtor trabalha com o gado de leite em uma área de aproximadamente 70 hectares, onde mantem 45 matrizes, mas destas, apenas 16 vacas estão sendo ordenhadas e produzem uma média diária de 100 litros de leite/dia.

CONSUTORIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

IMG_7695
os animais devem receber um suplementação mineral e proteica no cocho, calculada com base na produção de leite.

Inicialmente, o escritório da Emater-RO em Candeias irá atender 30 produtores de leite no projeto Consultec, incluindo a unidade de referência. O projeto prevê mudanças em três áreas fundamentais para a pecuária leiteira: genética, nutrição e manejo.

Para atender as demandas dessas três áreas, a Emater-RO conta com a capacitação contínua dos técnicos envolvidos no projeto, como os programas de incentivo à pecuária leiteira, subsidiados pelo fundo do Programa de Qualidade e Produtividade do Leite (Fundo Proleite), e com o Projeto Rufião, mantido com recursos do orçamento da autarquia, para auxiliar os produtores na avaliação reprodutiva e diminuir o intervalo entre partos.

Numa orientação rápida, o vice-diretor presidente da Emater-RO, Anderson Küll analisou o caso concreto da propriedade do senhor Ramos, de Candeias, onde tem um rebanho total de 45 vacas, destas 16 estão em lactação com média de produção de 6,25 litros de leite/dia. Nessa avaliação preliminar, o zootecnista Küll verificou um bom desempenho produtivo das vacas com a produção supra citada, levando-se em conta as condições que estão submetidas, mas ainda muito aquém da potencialidade.

O especialista considerou o pastejo mais o fornecimento de volumoso no cocho (silagem), e suplementação com uma farelada proteica de aproximadamente 300g por vaca/dia, segundo ele, uma dieta insuficiente para atender a necessidade nutricional dos animais. Ele também avaliou que o intervalo entre partos das vacas não está bom, pois em um rebanho de 45 vacas, apenas 16 estão em lactação, quando poderia ter até 35 vacas em lactação (considerando um intervalo entre partos de 14 meses).

No entanto as deficiências apontadas é um bom indicador da potencialidade do rebanho, isto porque, se a media é de 6,25 litros/dia, tem vaca produzindo acima de oito litros e outras com menos de quatro litros/dia. Neste caso é possível baixar o custo e aumentar a receita, em um prazo relativamente curto, sem a necessidade de recorrer a recursos externos.

Os manuais de manejo de rebanho indicam que o intervalo ideal entre partos é de no máximo 14 meses, e orientam o descarte de animais com produção muito abaixo da média do plantel. Aplicando-se esta regra, neste caso, o plantel poderia ser reduzido em um terço e ainda assim ter-se-ia aumento na produção de leite, além de manter-se quase a mesma quantidade de bezerros por ano, desde que seja adotado o manejo e arraçoamento corretos.

A assistência técnica orienta a divisão dos animais em lactação em pelo menos dois grupos, de acordo com a produtividade,  e que se forneça suplemento nutricional  conforme a produtividade leiteira. De fato, não existe uma regra fixa sobre quanto deve ser fornecido de ração por animal, mas os técnicos adotam um cálculo prático para a suplementação proteica das vacas, na proporção de um quilo de concentrado para cada três litros de leite. Com a implantação do projeto Consultec em todo o Estado poderá mudar a realidade da pecuária leiteira rondoniense com aumento da receita líquida da propriedade, promoção da qualidade de vida das famílias produtoras e estabilidade na produção durante todo ano.

Texto: Enoque Gonçalves de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/11/20221104-img_7846-1024x683.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/11/20221104-img_7846-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasGoverno de Rondônia deu início ao projeto de Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec), que vai auxiliar o produtor rural de Rondônia a implantar um novo modelo de administração da produção de leite que pode resolver o problema do desequilíbrio entre custo e receita na produção leiteira. No município de...