A perspectiva é obter resultados positivos com aumento da produção. produtividade e renda do produtor rural em cinco anos.
A perspectiva é obter resultados positivos com aumento da produção. produtividade e renda do produtor rural em cinco anos.

A participação dos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) no curso de Manejo Intensivo de Pastagens, Balde Cheio, é de grande importância para o fortalecimento da pecuária leiteira para o estado de Rondônia. Os resultados deverão aparecer em até cinco anos, trazendo grandes perspectivas, tanto para técnicos quanto para produtores rurais garantindo uma maior fonte de renda para a família.

A capacitação está sendo realizada no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste com o objetivo de formar técnicos para executar o projeto Consultec-Leite, na consultoria em gerenciamento financeiro e zootécnico, na perspectiva de fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura leiteira no estado. Durante o treinamento será apresentada a metodologia do Balde Cheio, programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de transferência de tecnologia,

Cada extensionista receberá uma pick up utilitária e um notebook, para atender 30 propriedades rurais.
Cada extensionista receberá uma pick up utilitária e um notebook, para atender 30 propriedades rurais.

O diretor presidente da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, explica que o projeto Consultec é resultado da parceria entre a Emater-RO, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Embrapa e o Sebrae por meio do programa Agroleite e que, inicialmente foram investidos mais de R$ 17 milhões do fundo Proleite para ações do governo estadual nesses próximos cinco anos. “Foram adquiridas 74 pick-ups utilitárias e 74 notebooks, além de combustível específico para a atividade do projeto Consultec com recursos do Proleite, a fim de trabalhar a pecuária leiteira no estado”, diz Arimateia.

A perspectiva é obter resultados positivos com aumento da produção, aumento da produtividade e aumento de renda de produtores rurais envolvidos na cadeia produtiva do leite. Para isso, está prevista a realização de 15 cursos teóricos para os extensionistas, sendo dois no primeiro ano, quatro no segundo ano e três a cada ano nos três anos seguintes. Cada curso terá capacidade de 40 hora e o primeiro está sendo realizado no período de 26 de junho à 1º de julho.

A gerente técnica da Emater-RO Flávia Carvalho conta que também serão realizadas capacitações práticas aos extensionistas. “O consultor vai realizar visitas nas unidades demonstrativas junto com os técnicos”, diz a gerente. A programação prevê que cada um dos 74 extensionista atenderá 30 propriedades rurais e uma será selecionada para unidade demonstrativa, totalizando 2.220 propriedades visitadas.

A participação dos extensionistas é importante para o fortalecimento da pecuária leiteira para de Rondônia.
A participação dos extensionistas é importante para o fortalecimento da pecuária leiteira para de Rondônia.

O MÉTODO BALDE CHEIO
O Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia da Embrapa que visa capacitar profissional em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, direcionadas para extensionistas e produtores rurais. No caso de Rondônia, as capacitações estão voltadas para a cadeia produtiva do leite. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.

A capacitação prática e troca de informações que serão realizadas no decorrer dos cinco anos que será desenvolvida a consultoria deverão acontecer nas 74 propriedades rurais selecionadas para servirem de unidade demonstrativa que, a partir de sua estruturação com base nas orientações do projeto, passarão a ser uma referência na região.

Arimateia diz que há tempos que a Emater-RO tinha interesse em trabalhar com o sistema Balde Cheio, dizendo ser uma tecnologia criada pela Embrapa que deu certo em todo o país. “Tenho certeza que todos que aqui se encontram se sentirão abençoado e privilegiado por fazer parte desse grande projeto que vai transformar a pecuária de leite no estado de Rondônia

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Irene Mendes
Repórter fotográfica – MTE-368/RO
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/06/20220628-consultec-27jun2022_005-irene-mendes-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/06/20220628-consultec-27jun2022_005-irene-mendes-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasbovinocultura leiteira,cadeia produtiva do leite,capacitação,extensão ruralA participação dos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) no curso de Manejo Intensivo de Pastagens, Balde Cheio, é de grande importância para o fortalecimento da pecuária leiteira para o estado de Rondônia. Os resultados deverão aparecer em até cinco anos, trazendo grandes perspectivas,...