A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou no dia 20 de junho, no distrito de São Carlos, no município de Porto Velho, um mutirão de atendimento de serviços previdenciários. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando atender demandas de atividades oferecidas pelo órgão naquela localidade.

O distrito de São Carlos do Jamari está localizado na região do Baixo Madeira, a beira de um dos principais rios da bacia Amazônica, o Rio Madeira. O território que acolhe o distrito, segundo o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra) fica distante cerca de 120 quilômetros à jusante da capital e abriga cerca de 1700 habitantes.

Devido à dificuldade de acesso à região, em especial na área localizada na margem oposta do rio onde a travessia depende de pequenas embarcações, as políticas públicas de desenvolvimento e cidadania demoram para chegar. Com o advento da pandemia, a comunidade que já havia sofrido com uma cheia em 2014, ficou mais isolada, deixando de receber atendimento nos mais diversos segmentos governamentais. “A dificuldade da comunidade é grande”, diz Nagila Maria Paula de Oliveira, presidente da Associação dos Agentes de Ecoturismo, Pescadores e Agricultores do Rio Jamari e Adjacências do Baixo Rio Madeira (Aspar).

Embora uma parcela de moradores de São Carlos é funcionário público, principalmente dos setores de saúde e educação, a economia da região é fortalecida por atividades tradicionais como: extrativismo, explorando castanha e açaí; agricultura de várzea e de terra firme; e da pesca artesanal. Com a retomada das atividades, a Emater-RO tem intensificado o serviço de assistência técnica e extensão rural através de visitas e metodologias coletivas, atendendo às demandas.

O mutirão realizado em parceria com o INSS foi de grande importância para a comunidade que teve a oportunidade de serem atendidos com serviços essenciais. “Foram realizados 31 atendimentos de protocolo para o benefício social salário-maternidade”, diz a extensionista da Emater-RO, Julia Costa, do escritório local de Porto Velho. Além do salário-maternidade, também foram realizados atendimentos para o recebimento de aposentadoria rural e auxílio doença.

Nagila, argumenta que desde 2016 não havia esse tipo de serviço na comunidade, por isso agradeceu à Emater-RO e ao INSS pelo apoio e trabalho que vem sendo feito com os ribeirinhos. “A comunidade está agradecida por eles terem vindo até a nossa comunidade”, finaliza a presidente da Aspar.

Fotos: Julia Costa
Repórter fotográfica – MTE-368/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/06/20220624-mutirao-inss-baixo-madeira-1-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/06/20220624-mutirao-inss-baixo-madeira-1-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotosagricultura familiar,cidadania,extensão ruralA Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou no dia 20 de junho, no distrito de São Carlos, no município de Porto Velho, um mutirão de atendimento de serviços previdenciários. A ação foi realizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando atender...