Lançamento da 9ª edição da Rondônia Rural Show.
Lançamento da 9ª edição da Rondônia Rural Show.

Após dois anos com as atividades paralisada devido à pandemia da Covid-19, a Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócios da região norte, está de volta com a promessa de superar as expectativas de público e negócios dos anos anteriores. Lançada oficialmente neste último dia 30, o evento, que terá como tema a “mulher do agro”, deverá receber mais de 200 mil visitantes em busca de experiência, tecnologia e oportunidades de desenvolvimento agropecuário e agroindustrial. 600 expositores já confirmaram presença e a Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural (Emater-RO) já garantiu espaço para levar o que há de melhor em práticas agrotecnológicas.

Os dois últimos anos foram difíceis para o a economia do país e, com o advento do coronavírus, a maior feira de tecnologia e oportunidades de negócios foi impedida de ser realizada, mas, é preciso seguir em frente”. Rondônia é um estado forte e foi isso que os maiores protagonistas do agronegócio fizeram para não permitir que o estado, a exemplo de grande parte do país, tivesse a sua economia abalada.

Potencial para o avanço do setor produtivo do estado.

A 9ª edição da Rondônia Rural Show, que agora leva em seu título a responsabilidade de ser uma feira internacional, já é vitrine para diversos países e oito deles estarão representados na feira, conhecendo o potencial do estado, trocando experiências e fazendo negócios com os produtores rondonienses. O estado de Rondônia tem chamado atenção de investidores internacionais, prova disso é a empresa de mineração canadense que em breve estará se instalando na região de Ariquemes.

Outro exemplo está na potencialidade para produção de tambaqui que já ganhou mercado internacional e despachou sua primeira remessa para os Estados Unidos e esse tipo de negócio é apenas uma amostra do que pode sair de uma conversa dentro da Rondônia Rural Show. A Rondônia Rural Show vem apresentando resultados crescentes desde a sua primeira edição, em 2012, e a expectativa é que mais de um bilhão de reais em negócios sejam realizados neste ano.

Durante os seis dias de evento, a feira estará mostrando, através dos 600 expositores já confirmados, tudo o que há de melhor para os segmentos agrícola e pecuário. São máquinas, veículos, equipamentos, insumos, tecnologia, financiamento, soluções ambientais, sustentabilidade entre tantos outros capazes de atender a necessidade do produtor rural, para que ele possa estar sempre à frente, garantindo preço e competitividade no mercado nacional e internacional.

MULHERES DO AGRO
Uma das novidades a serem apresentada na edição de 2022, é o foco da agricultura voltada para o desempenho da mulher no agronegócio. Nos últimos anos tem sido grande a participação delas no desenvolvimento da propriedade, muitas inclusive, encabeçando seus negócios e ganhando destaque nacional. Exemplo disso foi a grande participação das mulheres cafeicultoras no Concurso de Qualidade e Produtividade do Café de Rondônia (Concafé) e das vencedoras na Semana Internacional do Café, realizada em Minas Gerais, mostrando a potencialidade da força feminina no agronegócio de Rondônia.

VITRINE TECNOLÓGICA
Como acontece em todos os anos desde a primeira edição da Rondônia Rural Show, a participação da Emater-RO na Rondônia Rural Show tem sido uma alavanca para o avanço do setor produtivo do estado e neste ano não será diferente. Com toda estrutura já montada, a entidade autárquica estará apresentando técnica e práticas para o bom desempenho da propriedade rural. Para isso serão realizados durante o evento, cursos, palestras e uma vitrine tecnológica de ponta para a agricultura familiar, com manejo de pastagens, tipos de gramíneas, culturas consorciadas e piscicultura, com apresentação do programa “Peixe Saudável” e do caminhão criogênico.

Além da Vitrine Tecnológica, a Emater-RO estará também com stands apresentando as culturas com grande potencial dentro do estado, buscando desperta o interesse dos produtores rurais e difundir os programas do governo estadual para o fortalecimento da agricultura familiar.

A Rondônia Rural Show é uma iniciativa do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com apoio de diversas secretarias de Estado e parceiros da iniciativa privada. A feira será realizada no período de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná, saída da cidade, BR 364 sentido Presidente Médici, região central do estado.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
EMATER-RO/SECOM

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/03/20220331-lancamento-da-9-rondonia-rural-show_30-03-22_foto_daiane-mendonca-2-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/03/20220331-lancamento-da-9-rondonia-rural-show_30-03-22_foto_daiane-mendonca-2-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura,agronegócio,extensão rural,pecuária,rondonia rural showApós dois anos com as atividades paralisada devido à pandemia da Covid-19, a Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócios da região norte, está de volta com a promessa de superar as expectativas de público e negócios dos anos anteriores. Lançada oficialmente neste último dia 30, o evento, que...