O convênio firmado com o Mapa teve por objetivo fortalecer o cooperativismo e associativismo local e apoiar o desenvolvimento rural.

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou nesta última terça-feira (15), um seminário para fortalecimento das Organizações Sociais Rurais (OSR) do território do Vale do Guaporé. Através da parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foram investidos recursos na ordem de R$ 172 mil oriundos de emenda parlamentar para capacitação de agricultores familiares daquela região. O evento foi realizado na Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé e contou com a participação de membros de 18 associações rurais dos municípios de Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

A região do Vale do Guaporé é uma região privilegiada destacando-se nas atividades agropecuárias, com forte potencialidade para a produção de grãos e criação de gado bovino e grande capacidade de desenvolvimento para o setor turístico, além da pesca que abastece a região e os mercados de Porto Velho, Guajará-Mirim e parte dos estados da região sudeste brasileira. “O Vale do Guaporé é uma verdadeira fortaleza, representado por uma fortaleza que é o Forte Príncipe da Beira”, elogia a extensionista da Emater-RO Vanessa Porto de Lima.

Potencial para turismo com preservação do meio ambiente.

O convênio firmado com o Mapa teve por objetivo fortalecer o cooperativismo e associativismo local e apoiar os micros e os pequenos empreendedores rurais a fim de promover a geração de trabalho, o desenvolvimento humano e a inclusão social para a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes no Vale do Guaporé, localizado na região centro-oeste de Rondônia. A proposta apresentada pela Emater-RO visou capacitar e fortalecer 18 associações rurais beneficiando, de forma direta 360 agricultores familiares, beneficiando, de forma in direta, 1.080.

O projeto para fortalecimento das organizações sociais promoveu no Vale do Guaporé um processo de formação com 56 oficinas de diagnóstico e planejamento, 18 cursos de formação em Gestão, seis workshops e uma visita técnica a uma OSR modelo no município de Rolim de Moura. Vanessa explica que a realização do seminário teve por objetivo apresentar os resultados e encerrar as ações previstas no convênio, porém a assistência às OSR será continuada tendo em vista a necessidade de acompanhamento e assessoria de forma integral por parte da Emater-RO.

“Ver a participação da comunidade no seminário, possibilitar esse acesso aos agricultores, entender as mudanças que houve, os frutos que estão sendo colhidos, os resultados que foram colhidos em tão pouco tempo, nos deixa muito feliz, nos deixa motivada e nos deixa com muita vontade de trabalhar em prol desses agricultores que merecem tanto o nosso serviço de assistência técnica e extensão rural”, disse a extensionista.

Além da participação dos membros das associações rurais dos cinco municípios que integram a região do Vale do Guaporé, o Seminário contou com a presença dos jovens rurais da Escola Família Agrícola de São Francisco do Guaporé, já levando a essa comunidade os conceitos de cooperativismo e associativismo como forma de fortalecimento da comunidade.

Fotos: Jaqueline Rosa e Vanessa Porto
Repórter fotográfica – MTE-368/RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/03/20220318-seminrio-com-a-presena-de-agricultores-representantes-das-18-osr-e-jovens-rurais-da-efa--so-francisco.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2022/03/20220318-seminrio-com-a-presena-de-agricultores-representantes-das-18-osr-e-jovens-rurais-da-efa--so-francisco-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasagricultura familiar,extensão rural,OSRO Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) realizou nesta última terça-feira (15), um seminário para fortalecimento das Organizações Sociais Rurais (OSR) do território do Vale do Guaporé. Através da parceria do...