Uso da gramínea forrageira BRS capiaçu viabiliza a produção leiteira em chácaras no entorno da capital.
Uso da gramínea forrageira BRS capiaçu viabiliza a produção leiteira em chácaras no entorno da capital.

A produção leiteira no entorno de Porto Velho começa a se desenvolver depois que os produtores poderam contar com novas espécies de gramíneas mais produtivas e nutritivas, nas condições de clima e solo da capital de Rondônia. Com o uso de espécies forrageiras, mais produtivas e nutritivas orientadas pelos técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (EmaterRO), é possível a criação de até 10 animais em 1 hectare de terra.

Nesta quinta feira (09 do 12 de 2021) a Emater-RO realizou, no setor chacareiro, zona leste da capital, um dia de campo para demonstrar aos produtores os resultados obtidos com o cultivo da forrageira de corte chamada de BRS Capiaçu, uma gramínea de porte alto desenvolvida pela Embrapa a partir de trabalhos de melhoramento do Capim Elefante.

Forrageiras mais produtivas e nutritivas.
Forrageiras mais produtivas e nutritivas.

O zootecnista José Renato Alves, extensionista da Emater-RO, mostrou aos produtores e técnicos participantes do dia de campo a exuberância das plantas cultivadas em 0,8 hectares da propriedade do senhor João Cordeiro, que tem uma área total de quatro hectares, e pretende inicialmente criar 25 vacas de leite nessa área, seguindo o planejamento elaborado pelo próprio José Renato que é especialista em nutrição de ruminantes.

O projeto da família Cordeiro iniciado do zero em julho deste ano, já está em condições de receber os animais, que podem pastar em 16 piquetes, permanecendo dois dias em cada piquete, e também irão receber forragem fresca ou silagem de capiaçu no cocho.

No encerramento do evento técnico o presidente da Emater-RO, médico veterinário Luciano Brandão, falou aos presentes sobre as perspectivas de desenvolvimento da agropecuária rondoniense, através dos programas de incentivo a produção mantidos pelo governo do estado, como o programa de distribuição de calcário, que prevê a entrega de 80 toneladas de calcário em 2022, e programa Plante Mais que este ano disponibilizou mais de 5 milhões de mudas de café e cacau aos produtores.

Texto e fotos: Enoque de Oliveira
ASCOM/ EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/12/20211210-dia-de-campo-capiau4.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/12/20211210-dia-de-campo-capiau4-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciaspecuária leiteiraA produção leiteira no entorno de Porto Velho começa a se desenvolver depois que os produtores poderam contar com novas espécies de gramíneas mais produtivas e nutritivas, nas condições de clima e solo da capital de Rondônia. Com o uso de espécies forrageiras, mais produtivas e nutritivas orientadas pelos...