40 extensionistas de várias regiões do estado participaram do curso.

Técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) estiveram reunidos no município de Rolim de Moura para discutir ações junto aos agricultores familiares para diminuição do avanço do desmatamento de Rondônia.  A ação contou com a parceria da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e com a experiência da Plataforma Global do Café para capacitação em práticas de uso responsável de agroquímicos para serem utilizados na lavoura cafeeira e contribuir para a preservação do meio ambiente. O curso foi custeado com recursos financeiros oriundos de leis ou acordos anticorrupção e teve duração de três dias.

Parceria entre Emater-RO, Idaron e Plataforma Global do Café.

O Boletim do desmatamento da Amazônia Legal do Imazon aponta que, de agosto de 2020 a julho de 2021, o desmatamento da Amazônia foi 48% maior que o mesmo período do ano passado, o que representa uma área de 10. 476 quilômetros quadrados. Rondônia está inserida entre os quatro estados que mais desmataram neste ano e os rondonienses têm sentido na pele e no bolso os efeitos desse desmatamento.

Sem o verde para preservar os rios e as matas, o solo para plantio vem se desgastando exigindo cada vez mais investimentos para recuperação de áreas que já se encontram degradadas. Outra questão que também afeta o meio ambiente e a saúde da população é o uso de produtos químicos, também utilizados na recuperação de lavouras visando obter produtos de melhor qualidade.

O curso oferecido aos 40 extensionistas da Emater-RO de várias regiões do estado, é uma ação do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e visa, através das ações executadas pela Emater-RO e Idaron, orientar sobre o uso responsável de agroquímicos para a cultura do café. A capacitação faz parte do projeto de fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) voltados para os agricultores familiares e a proposta, que teve foco voltado para a sustentabilidade ambiental, visa orientar e colocar em práticas ações que possam conter esse avanço do desmatamento e da degradação de áreas em Rondônia.

Fotos: Esreg Rolim de Moura
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211007-curso-uso-responsavel-agroquimico_10out2021-05-esreg-rm-1-.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/10/20211007-curso-uso-responsavel-agroquimico_10out2021-05-esreg-rm-1--150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasTécnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) estiveram reunidos no município de Rolim de Moura para discutir ações junto aos agricultores familiares para diminuição do avanço do desmatamento de Rondônia.  A ação contou com a parceria da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e com...