prdut.-cacau-Cacaulandia.-agosto-21-irene-Mendes
Secagem de amêndoas de cacau em terreiro protegido.

Encerrada as inscrições para o primeiro concurso de qualidade e sustentabilidade do cacau de Rondônia – 1°Concacau. 37 produtores confirmaram suas inscrições com a entrega de amostras para avaliação das características físico-química, e analise das propriedades organolépticas do produto, chamada de analise sensorial. Ambas as avaliações serão feitas com base nas amostras e por especialistas em cacau do Centro de Inovações do Cacau (CIC) do Estado da Bahia.

O Concacau segue o mesmo modelo metodológico co concurso do café, com a diferença que as analises físico-químicas serão feitas fora do estado, e as avaliações ambientais para emissão de notas de sustentabilidade da produção e da propriedade, serão feita por técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

produt.cacau.cacaulandia-Irene-mendes
Clones mais produtivos e resistentes.

As amostras de cacau fornecidas pelos produtores já estão em poder da Emater-RO que as enviará na segunda feira dia 13/09 para a Bahia onde serão analisadas por classificadores especializados. Enquanto isto uma comissão formada por três técnicos da Seagri e da Emater-RO, visitarão as propriedades classificadas para a avaliação dos itens de sustentabilidade declarados no formulário de inscrição do produtor.

O participante do concurso se obriga a manter, em boas condições de armazenamento até o fim do concurso, os lotes de cacau dos quais foram tiradas as amostras apresentadas por ocasião da inscrição no concurso, sob pena de ser desclassificado do certame. E os quatro primeiros colocados terão seu cacau transformado em chocolate que passará por uma prova de avaliação do chocolate, feita por especialistas do cacau e personalidades de notório conhecimento de gastronomia, conforme prevê o regulamento do concurso.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
EMATER-RO

 

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/09/20210909-cacau-agosto-21--irene-mendes.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/09/20210909-cacau-agosto-21--irene-mendes-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasEncerrada as inscrições para o primeiro concurso de qualidade e sustentabilidade do cacau de Rondônia – 1°Concacau. 37 produtores confirmaram suas inscrições com a entrega de amostras para avaliação das características físico-química, e analise das propriedades organolépticas do produto, chamada de analise sensorial. Ambas as avaliações serão feitas com...