Extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) participaram nesta semana, do primeiro curso voltado para capacitação tecnológica da cultura cacaueira. O objetivo é fortalecer ações voltadas para o cultivo do cacau, planta nativa da Amazônia, através da implantação de clones geneticamente mais produtivo e manejo adequado. As turmas estão recebendo orientações de técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

A assistência técnica voltada para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau, sempre esteve ligada às atividades da Ceplac, que agora passará a se dedicar mais aos projetos de pesquisa. Com isso, a Emater-RO, que sempre trabalhou em conjunto com a Ceplac, intensificará suas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) à lavoura cacaueira.

Especialistas na área de ensino, pesquisa e extensão, capacitação e apoio da cadeia produtiva do cacau, a Ceplac disponibilizou todo o seu know hall para que os extensionistas pudessem aprofundar os seus conhecimentos na cultura. O curso “Tecnologia do Plantio e Manejo do Cacaueiro” foi dividido em duas turmas, contemplando as sete regiões onde estão instalados os escritórios locais da Emater.

A primeira turma reuniu cerca de 40 extensionistas da região de Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná que, durante três dias tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre técnicas de implantação da lavoura cacaueira, colheita, pós-colheita, manejo, e controle de pragas e doenças, além de visitarem propriedades rurais que tem a cultura implantada.

A capacitação da segunda turma, que reúne 30 extensionistas da região do Vale do Guaporé, Zonada Mata e Rio Machado, já está em andamento.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – ME/ST-1744/RO
Fotos: Fabiana Bezerra
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210820-curso-cacau-18ago2021-fabiana-bezarra_002-1024x644.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210820-curso-cacau-18ago2021-fabiana-bezarra_002-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotoscacau,capacitação,extensão ruralExtensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) participaram nesta semana, do primeiro curso voltado para capacitação tecnológica da cultura cacaueira. O objetivo é fortalecer ações voltadas para o cultivo do cacau, planta nativa da Amazônia, através da implantação de clones geneticamente mais produtivo e manejo...