Com a efetivação da parceria, as futuras mamães poderão ser assistidas durante a sua gestação.
Com a efetivação da parceria, as futuras mamães poderão ser assistidas durante a sua gestação.

O Termo de Cooperação assinado nesta terça-feira (10) entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) vai beneficiar mulheres da zona rural nos 52 municípios do estado. O programa “Mamãe Cheguei” já vinha sendo executado no perímetro urbano e em junho deste ano, estendeu as atividades para as mulheres da zona rural na região cone sul do estado. Com a efetivação da parceria, as futuras mamães serão assistidas durante a sua gestação, por extensionistas das 74 unidades locais da Emater-RO.

O programa “Mamãe Cheguei” é uma iniciativa do governo estadual que, por meio da Seas, levam auxílio e assistência às mulheres gestantes que se encontram em vulnerabilidade social. A parceria firmada com a Emater-RO vai permitir que essas ações cheguem a essas mulheres que já têm muita dificuldade de acesso aos programas de políticas públicas do estado. “Com essa parceria firmada com a Emater, as extensionistas irão às residências delas e, estando mais próximo, poderão prestar melhor atendimento”, diz a secretária da Seas, Luana Rocha.

Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO, lembra que a parceria entre a autarquia e a Seas vem de longa data. “Recentemente a Seas nos pediu auxílio para distribuição de máscaras visando disseminar seu uso na prevenção da covid-19 entre as famílias rurais”.

As famílias receberão um kit enxoval contendo roupinhas e peças necessárias às mamães e aos bebês.
As famílias receberão um kit enxoval contendo roupinhas e peças necessárias às mamães e aos bebês.

Através do programa “Mamãe Cheguei”, as futuras mamães, além de receberem acompanhamento durante a gestação, vão ser orientadas a fazerem o pré-natal para que elas possam ter um bom parto e que seus filhos nasçam com saúde. Essas famílias receberão também, um kit enxoval contendo roupinhas e peças necessárias às mamães e aos bebês.

“Para ter acesso ao programa, é preciso que a beneficiária esteja inscrita no cadastro único e acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”, explica Luana, complementando que depois basta procurar um escritório da Emater-RO mais próximo para ser acompanhada pelos extensionistas.

A secretária diz ainda, que além do programa “Mamãe Cheguei”, a Emater-RO deverá ser parceira no programa “Criança Feliz +”, que é voltado para o fortalecimento da família. “A família que é acompanhada por esse programa recebe um auxílio de R$ 100,00 por mês e ela também precisa estar inscrita no CAD único e acompanhada por uma rede de assistência”, finaliza.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Robson Paiva
Repórter fotográfico – MTE-1337/RO
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210811-termo-emater-seas-mamae-cheguei-10ago2021-robson-paiva-6-1024x640.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210811-termo-emater-seas-mamae-cheguei-10ago2021-robson-paiva-6-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasextensão rural,futuras mamães,Mamãe cheguei,mulher ruralO Termo de Cooperação assinado nesta terça-feira (10) entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) vai beneficiar mulheres da zona rural nos 52 municípios do estado. O programa “Mamãe Cheguei” já vinha sendo...