recuperaçao de ramal
Máquinas do programa Governo no Campo

Neste mês de agosto quem anda pelas estradas rurais do município de Porto Velho têm visto com freqüência caminhões basculantes com a inscrição a serviço da SEAGRI, trata-se de equipamentos contratados através do programa Governo no Campo, da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia, que estão facilitando a melhoria da infra-estrutura de produção agrícola e de escoamento dos produtos da agricultura familiar para o mercado consumidor.

O programa executa serviços de terraplanagem, aterros em currais, reparos em tanques de piscicultura, de bebedouros, pequenas represas, e serviços de saneamento, em propriedades da agricultura familiar, cadastradas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO).

O objetivo do governo é estimular o desenvolvimento agropecuário, fortalecer a geração de emprego e renda, com a manutenção das famílias no campo, e promover o desenvolvimento rural sustentável nos municípios.

São beneficiários do programa agricultores familiares, que explorem a terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, parceiro ou meeiro, que não tenha a qualquer titulo área maior que quatro módulos fiscais (240 hectares). Também podem participar do programa através de convênios as prefeituras municipais, associações e cooperativas rurais.niveladora-fazendo-carreador

Todos os serviços serão realizados respeitando-se as normas da legislação ambiental, e fica sob a responsabilidade do agricultor a elaboração e aprovação dos projetos ambientais, junto aos órgãos controladores, nos casos em que as licenças são exigidas, como: tanques de piscicultura, limpeza de represas e supressão da cobertura vegetal primaria.

Nestas primeiras semanas, deste mês de agosto, patrulhas mecanizadas ainda permanecerão atendendo agricultores do município de Porto Velho, mas, segundo informações da Seagri já estão agendados o atendimento de mais 15 municípios ainda em 2021, e o programa se estenderá até 2023 com previsão de atendimento de todo o Estado.

Texto e fotos: Enoque de Oliveira

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210806-recuperaao-de-ramal.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/08/20210806-recuperaao-de-ramal-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaDestaquesExtensão RuralNotíciasUltimas notíciasNeste mês de agosto quem anda pelas estradas rurais do município de Porto Velho têm visto com freqüência caminhões basculantes com a inscrição a serviço da SEAGRI, trata-se de equipamentos contratados através do programa Governo no Campo, da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia, que estão facilitando a...