Agricultores familiares inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no município de Cacoal, doaram o excedente de sua produção para serem distribuídos a famílias de baixa renda.  A ação, que leva o nome de Agricultura Solidária, conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Prefeitura e Câmara Municipal de Cacoal que se uniram em solidariedade por aqueles que perderam seus empregos ou tiveram suas rendas reduzidas com o advento da pandemia do coronavírus, causado pela proliferação da Covid-19 (Sars-CoV-2).

A extensionista da Emater local, Camila Fabiane de Paula que participou da ação junto com a também extensionista Lilian Barbosa, explica que já existia uma parceria para distribuição de alimentos através da ação “Vacina Solidária contra a Fome”, onde as pessoas que iam se vacinar levavam alimentos não perecíveis para serem doados aos mais necessitados. “Através do grupo que temos das pessoas inseridas no PAA, foi comentado que eles estavam com excesso de mercadoria, então, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, sugeriu que eles doassem esses alimentos excedentes e eles concordaram.

Camila explica que todos os envolvidos tiveram grande participação na ação e que a Emater-RO, além de contribuir na divulgação da atividade junto aos produtores rurais, participou ativamente  buscando os alimentos nas propriedades e levando-os até as entidades carentes. A ação foi realizada no espaço Beira Rio, em Cacoal, onde foram arrecadados e entregues à mais de 50 famílias, frutas, hortaliças e alimentos em geral. “Arrecadamos cerca de 1.900 quilos de alimentos produzidos por agricultores familiares, inclusive de produtores indígenas que também se uniram ao grupo.”.

Fotos: Camila Fabiane de Paula
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/05/20210512-agricultura-solidaria_2021-5-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/05/20210512-agricultura-solidaria_2021-5-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesGaleria de Fotosação social,ação solidaria,agricutura familiar,extensão rural,PAAAgricultores familiares inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no município de Cacoal, doaram o excedente de sua produção para serem distribuídos a famílias de baixa renda.  A ação, que leva o nome de Agricultura Solidária, conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão...