capacitação jovem rural_005
Não há limitação para os jovens empreendedores, podem investir em projetos de agricultura ou pecuária.

A direção da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater-RO) tem aproveitado estes tempos de pandemia para capacitar os técnicos para um atendimento mais eficaz dos agricultores, focando no desenvolvimento sustentável e  na permanência dos jovens e das famílias no campo. Nesta semana, aproximadamente 300 técnicos participaram de um seminário, via internet, utilizando a experiência de alguns destes funcionários em “cases de sucesso”. Na terça feira os técnicos Rodrigo Rafael e Emerson Dias apresentaram aos seus colegas suas experiências bem sucedidas em projetos de bioeconomia, financiados com recurso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A sustentabilidade da agropecuária na Amazônia leva em conta a rentabilidade da produção e a conservação do ambiente incluídos, nesse contexto, o  solo, a flora, a fauna e a sucessão familiar no campo, por tanto é fundamental a permanecia do jovem rural na propriedade para suceder seus pais e dar continuidade ao processo de desenvolvimento. Isto, no entanto, exige estímulos para a permanência do jovem no campo, como demonstrou Rodrigo Rafael, em sua explanação sobre os projetos de crédito para jovens elaborado por ele em Chupinguaia.

É fundamental a permanecia do jovem rural na propriedade para suceder seus pais e dar continuidade ao processo de desenvolvimento.
É fundamental a permanecia do jovem rural na propriedade.

O governo já percebeu que sem renda e disponibilidade de tecnologias para melhorar a qualidade de vida no campo, o jovem tende a migrar para áreas urbanas. Por isto mesmo foram criadas oportunidades de crédito com as menores taxas de juros do mercado, para jovens rurais empreenderem na propriedade dos pais, adquirem renda própria, e se prepararem para a sucessão familiar.

Jovens rurais maiores de 16 anos e menores de 29 anos podem solicitar uma declaração de aptidão ao Pronaf (DAP)  vinculada à DAP dos pais, no escritório da Emater-RO que atende sua família. Ele pode fazer uma proposta de financiamento de até R$ 16 mil, com juros anuais de 2,75%, na linha de crédito bioeconomia do Pronaf.

“A linha de crédito bioeconomia não financia apenas jovens, também financia outros projetos da família rural, desde que sejam sustentáveis, como a produção de energia limpa, através da instalação de placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica, projetos de reflorestamento ou agroflorestais”, explicou o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater-RO em Tarilândia, Emerson Dias.

Texto: Enoque de Oliveira
Foto: Irene Mendes
EMATER-RO

http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Transf-tecnologia_001-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/02/Transf-tecnologia_001-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERAgriculturaNotíciasUltimas notíciasjovem ruralA direção da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater-RO) tem aproveitado estes tempos de pandemia para capacitar os técnicos para um atendimento mais eficaz dos agricultores, focando no desenvolvimento sustentável e  na permanência dos jovens e das famílias no campo. Nesta semana, aproximadamente 300 técnicos participaram...