O Capiaçu vem se apresentando com rico valor nutricional e menor custo ao produtor rural.
O Capiaçu vem se apresentando com rico valor nutricional e menor custo ao produtor rural.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) reuniu técnicos, agricultores e acadêmicos dos cursos de agronomia e medicina veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) para realização de uma Demonstração de Métodos (DM) para confecção de silagem. A metodologia foi realizada na propriedade do produtor rural, Enock Cassimiro de Abreu, localizada no quilômetro 8 do Projeto de Reassentamento Santa Rita, em Porto Velho. O capim utilizado foi o Capiaçu que vem apresentando vantagens no volume e na redução de custos com dieta do animal no período da estiagem.

A DM é uma metodologia aplicada ao serviço de assistência técnica e extensão rural que tem por objetivo promover o desenvolvimento adequado de técnicas, conhecida e comprovada através de pesquisas, para que pessoas possam aprender e desenvolver as habilidades, seja executando ou repassando o conhecimento a terceiros. É uma metodologia muito eficiente, pois leva a informação técnica aos interessados ao mesmo tempo em que oferece oportunidade para que o beneficiário “aprenda a fazer fazendo”.

A propriedade do Sr. Enock tem como atividade principal a bovinocultura leiteira. Em outubro de 2020 ele plantou o capim Capiaçu, no intuito de formar silos e minimizar problemas com a alimentação de seus animais que sentiram a escassez de alimento em anos anteriores devido ao período da estiagem. Aproveitando a momento para confecção de silagem, o extensionista da Emater-RO, zootecnista José Renato Alves, realizou a DM, convidando outros agricultores para que pudessem observar e aprender a técnica correta.

A variedade vem sendo produzida em campo experimental, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer).
A variedade vem sendo produzida em campo experimental, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer).

O capim utilizado foi o Capiaçu, variedade do capim-elefante que vem se apresentando com rico valor nutricional e menor custo ao produtor rural. A variedade vem sendo produzida em campo experimental, no Centro de Treinamento da Emater-R (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, onde o produtor interessado pode retirá-la gratuitamente para plantar em sua propriedade.

Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o Capiaçu já demonstraram que a variedade clonada tem melhor rendimento melhor com um custo de produção bem mais baixo para o produtor. A espécie produz 50 toneladas ao ano por hectare, desde que os cuidados de manejos sejam respeitados e é essa a expectativa apresentada pelo técnico José Renato na propriedade do Sr. Enock. “A área que foi plantada de aproximadamente um hectare de Capiaçu deverá produzir de 50 a 60 toneladas de silagem”, enfatiza o técnico.

O zootecnista afirma ainda, que o Capiaçu tem como vantagem o aumento no volume de massa visando suprir as necessidades alimentares dos animais no período de escassez e que o objetivo da DM foi demonstrar como produzir o alimento e conservá-lo para ser usado no período da seca, que é o período que mais falta alimento para os animais. Outra vantagem está na diminuição do custo com ajuste de dieta no cocho do animal em produção leiteira. O manejo de cocho visa promover o consumo ideal da dieta para obter a melhor eficiência dos bovinos e por consequência trazer a maior rentabilidade, sendo o Capiaçu rico em nutrientes, isso contribui para uma maior eficiência alimentar.

Segundo Dionizio Queiroga, gerente do escritório local da Emater-RO em Porto Velho, a capacitação através da Demonstração de Métodos teve duração de dois dias, onde os participantes trabalharam ativamente, realizando a roçagem e o ensilamento. Foram capacitadas cinco famílias do Projeto de Reassentamento Santa Rita, além dos acadêmicos e extensionistas da Emater-RO que levarão a técnica a outros produtores rurais.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Dionizio Queiroga/Esloc Porto Velho
EMATER-RO
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/03/20210326-silagem-capiacu-mar2021_002-dionisio-queiroga-emater-ro-1024x645.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/03/20210326-silagem-capiacu-mar2021_002-dionisio-queiroga-emater-ro-150x150.jpgWania RessuttiDestaquesNotíciasUltimas notíciasalimentação de bovinos,bovinocultura,silagemA Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) reuniu técnicos, agricultores e acadêmicos dos cursos de agronomia e medicina veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) para realização de uma Demonstração de Métodos (DM) para confecção de silagem. A metodologia foi realizada na...