FOTOS agroindustria processamento de peixes
O produtor conseguiu financiamento para construir sua agroindústria por meio do Pronaf.

Com apoio do governo, muito esforço dos produtores e assistência técnica qualificada da Emater-RO,  os piscicultores de Rondônia estão melhorando a produção de pescado no estado e instalando agroindústrias familiares para o processamento dos peixes. Essas iniciativas têm conseguido o reconhecimento dos serviços de inspeção sanitária municipal e estadual, desta forma a produção pode ser comercializada legalmente, agregando valor ao produto.

Na região da zona da mata rondoniense, a piscicultura é uma atividade presente em muitas propriedades rurais, principalmente com a criação do tambaqui.  A espécie nativa é a mais criada em cativeiro no Brasil e Rondônia se destaca como maior criador da espécie entre os estados do país. No entanto, os produtores se queixam de dificuldades na comercialização do pescado, isso devido ao baixo valor agregado à produção quando se vende o peixe in natura.

Este problema, no entanto, tem solução e já foi resolvido na propriedade do agricultor José Pedro Pereira, assistido pela Emater-RO, através do escritório local de Novo Horizonte do Oeste. A solução veio com a instalação de uma agroindústria de processamento de pescado, que recebeu o nome de Serra Dourada Pescados.

O produtor conseguiu financiamento para construir sua agroindústria por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, e recebeu apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Rolim de Moura para inscrição da agroindústria no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), porque mesmo a propriedade estando mais perto do município de Novo Horizonte do Oeste, a propriedade pertence ao município de Rolim de Moura.

Extensionistas orientam agroindústria da construção à venda da produção.

O governo de Rondônia, por meio da Emater-RO, assegura gratuitamente a todas as agroindústrias familiares, nos primeiros anos de funcionamento, um responsável técnico para facilitar a regularização da atividade junto ao serviço de inspeção e garantir a utilização de boas práticas no processamento dos produtos, desde que o empreendimento se enquadre como produção familiar.

A agroindústria Serra Dourada Pescados tem como responsável técnico a médica veterinária Fernanda Muniz Marconi, extensionista da Emater-RO em Novo Horizonte. Ela acompanha a produção em todas as etapas, desde o abate dos peixes, evisseramento, cortes especiais e embalagem do produto.

A comercialização ainda está restrita ao mercado de Rolim de Moura, mas está em andamento o processo de registro da agroindústria na Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) para emissão  do selo do Serviço de inspeção Estadual (SIE). Com o registro, os produtos Serra Dourada Pescados poderão ser vendidos nos mercados de todos os municípios do Estado.

“A idaron considera agroindústria familiar uma unidade processadora de pescado com capacidade máxima instalada de 1.500 quilos por dia e que apresente todos os requisitos exigidos para o registro, tanto do ponto de vista das instalações físicas, quanto da capacitação de pessoal, de acordo com as normas de boas práticas de processamento de alimentos e cuidados com o meio ambiente, itens que a agroindústria Serra Dourada Pescados passa com louvor”, diz o gerente regional da Emater-RO, Alexandre Juliatti Venturoso.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Arquivo do esloc Novo Horizonte do Oeste
http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/03/pescado-gelo.jpghttp://www.emater.ro.gov.br/ematerro/wp-content/uploads/2021/03/pescado-gelo-150x150.jpgAssessoria de Comunicação EMATERDestaquesNotíciasUltimas notíciasAgroindústria,pescadoCom apoio do governo, muito esforço dos produtores e assistência técnica qualificada da Emater-RO,  os piscicultores de Rondônia estão melhorando a produção de pescado no estado e instalando agroindústrias familiares para o processamento dos peixes. Essas iniciativas têm conseguido o reconhecimento dos serviços de inspeção sanitária municipal e estadual,...